EM PAUTA

06/11/2015

ODS são oficialmente adotados pelos Estados-membros da ONU

No dia 25 de setembro, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foram adotados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que devem ser alcançadas até 2030.

O documento cobra dos governos a realização de ações ambiciosas e transformadoras para, entre outros desafios globais, erradicar a pobreza, promover a justiça, garantir o acesso adequado à alimentação, saúde e educação para todos, reduzir a desigualdade de gênero e social e os avanços danosos das mudanças climáticas.

No Brasil, organizações da sociedade civil (entre elas a Fundação Abrinq), do setor privado e governos locais se reuniram para formar a Estratégia ODS, uma coalizão que tem o objetivo de discutir e propor meios de implementação para os ODS no país.

A iniciativa lançou o site Plataforma ODS, um espaço que apresenta as ações que já são realizadas e quais os desafios devem ser superados no Brasil para o alcance de cada objetivo e meta dos ODS nos próximos 15 anos.