Toda Criança Nasce para ser Feliz

Toda Criança Nasce Para Ser Feliz 

O Projeto contribui com a sobrevivência e atenção à saúde de gestantes, parturientes e crianças de 0 a 5 anos.

Objetivos específicos:

• Criar um ambiente político e social para a redução das mortalidades infantil, na infância e materna em Sirinhaém/PE;

• Contribuir para a redução das taxas de mortalidade infantil e na infância, por causas evitáveis em Sirinhaém/PE;

• Estimular a continuidade das ações de fortalecimento do comitê de mortalidade materno infantil nas regiões Vale do Ribeira e Baixada Santista.

2.637 crianças de 0 a 5 anos beneficiadas
110 profissionais de saúde formados
246 gestantes participantes
15.328 famílias acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde

O Projeto está baseado em ações de articulação, advocacy, mobilização e capacitação de atores locais para redução das mortalidades infantil, na infância e materna nos quatro municípios selecionados. As atividades principais do projeto incluem:

- Capacitações a agentes comunitários de saúde (ACS) e profissionais da atenção básica. - Acompanhamento e fortalecimento dos Comitês de Mortalidade Materna e Infantil, através de ações de articulação, mobilização e capacitação.

- Criação e fortalecimento de grupos de gestante, através da sensibilização para a criação e orientações/acompanhamento para a condução dos grupos.

- Veiculação de uma campanha de rádio para sensibilizar e informar a sociedade civil sobre temas como a importância do pré-natal, vacinação, amamentação, alimentação saudável, entre outros.

- Aumento em 20% adesão precoce e do número de consultas pré-natais nos quatro municípios selecionados;
- Redução dos partos cesáreos nos municípios selecionados;
- Aumento em 10% do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses nos municípios selecionados.

16

Novembro

Projeto Toda Criança Nasce Para Ser Feliz realiza última oficina para sensibilização em Sirinhaém/PE

Por Fundação Abrinq

O encontro aconteceu de 25 a 27 de outubro em Sirinhaém/PE e reuniu agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos. O objetivo foi aprimorar o trabalho realizado pelo grupos de trabalho e fortalecer as ações desenvolvidas pelo município.

Durante o evento, foram distribuídos kits pedagógicos contendo álbuns sobre aleitamento materno e planejamento familiar, DVD´s sobre planejamento familiar e reprodu

15

Julho

Fundação Abrinq ajuda no combate à mortalidade infantil

Por Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq em parceria com o Departamento Regional de Saúde da cidade de Registro/SP, realizou no início de julho o III Workshop Regional para Fortalecimento dos Comitês de Combate à Mortalidade no Município. O objetivo desse encontro foi dar ênfase ao desenvolvimento de ações de vários setores - entre eles saúde, educação e assistência - no cuidado da gestante e da criança. O evento também faz parte do Projeto Toda Criança Nasce para Ser F

10

Março

Projeto Toda Criança Nasce para Ser Feliz chega a Pernambuco

Por Fundação Abrinq

Nos dias 02 e 03 de março, o Projeto Toda Criança Nasce Para Ser Feliz, que conta com o patrocínio máster da Unilever Foundation e Kibon, passou pelas cidades de Sirinhaém e Palmares (PE). Durante a programação, a Fundação Abrinq se reuniu com a Diretora de Saúde do município de Sirinhaém, Carla Barreto e o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Clecio Marques dos Santos.

Os objetivos foram firmar o Termo de Cooperação, assinado pelo munícipio de Sirinhaém, a

Patrocinador Máster