Aleitamento Materno

Escrito em 02/08/2023
Semana Mundial do Aleitamento Materno: entenda a importância da prática

Com início em 1º de agosto e estendendo-se até o dia 7, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano tem como tema Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham. Com isso, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno definiu algumas metas para a semana este ano, dentre as quais, estão:

Escrito em 16/08/2022
Agosto Dourado: entenda a importância do leite materno e saiba como doá-lo

Desde 2018, com a Lei nº 13.435 de 2017, agosto é reconhecido no Brasil como o Mês do Aleitamento Materno – ou Agosto Dourado. Segundo a norma, a intenção é que sejam intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação por meio de palestras, eventos, divulgação na mídia, reuniões com a comunidade, dentre outras.

Escrito em 04/08/2022
Agosto Dourado: conscientização e incentivo ao aleitamento materno

A amamentação é um processo essencial para a saúde do bebê. Vários estudos recomendam o aleitamento materno como única forma de alimentação até o sexto mês de vida da criança, tendo em vista que ele é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Escrito em 31/08/2021
O papel das empresas na promoção do aleitamento materno

O aleitamento materno é uma etapa fundamental para o desenvolvimento do bebê. Além de contribuir para sua formação cognitiva, crescimento e imunidade, ele também é capaz de proporcionar diversos benefícios para a mãe no pós-parto. No entanto, mesmo com tantas vantagens, nem sempre a amamentação é uma ação simples e natural como costuma ser divulgada. 

Escrito em 09/08/2021
Equipe da Fundação Abrinq conta sua experiência com o aleitamento materno

Muito já foi dito a respeito da importância do leite materno e de como ele é o melhor alimento que o bebê pode receber no início de sua vida, pois contém todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável, sendo completo para os pequenos.

Neste Agosto Dourado, considerado o mês do aleitamento materno no Brasil, a Fundação Abrinq conversou com os próprios colaboradores que estão vivenciando este momento para entender como eles estão lidando com a prática da amamentação.

Laços eternos

Escrito em 02/08/2021
Amamentação: uma prática que vai muito além da alimentação

A primeira semana de agosto, entre os dias 1 e 7, é considerada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Criada pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA – sigla em inglês), a iniciativa ocorre em mais de 120 países com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde é o responsável pelo desenvolvimento da SMAM, que anualmente define um tema a ser trabalhado em prol da prática.

Escrito em 07/08/2020
E-book conscientiza para a importância do aleitamento materno em tempos de pandemia 

A Fundação Abrinq, na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto, reforça a importância do aleitamento materno exclusivo, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Semana Mundial de Aleitamento Materno é fundamental para a promoção da prática, que é definida como uma das etapas mais importantes para o bebê e para a mãe, já que fortalece o vínculo afetivo e é extremamente vantajosa para a saúde de ambos. 

Escrito em 04/08/2020
Entenda quais são os impactos da COVID-19 no aleitamento materno

O aleitamento materno em geral causa muitas dúvidas e até anseios para muitas mulheres. Em meio à uma pandemia é natural que essas dúvidas se intensifiquem, deixando muitas mães preocupadas e com receio de prosseguirem com a amamentação. 

Escrito em 31/07/2020
Dicas para garantir uma boa amamentação para o seu bebê

O aleitamento materno traz vários benefícios para a mãe e o bebê, além de ser um alimento fundamental ao desenvolvimento e vínculo da criança e da nutriz. O ideal é que aconteça de forma exclusiva e em livre demanda, desde a sala de parto até o sexto mês, e complementar até os 2 anos ou mais.

Escrito em 15/06/2020
Saiba como conciliar a amamentação com o retorno ao trabalho, após o período de isolamento social

O aleitamento materno é a forma mais natural de instituir o vínculo, afeto, a proteção e nutrição entre a mãe e o bebê.