Atuar em conjunto com os municípios para zerar os óbitos infantis por causas evitáveis.
Desde 2021, a iniciativa está presente em Barreiras – BA, Nossa Senhora do Socorro – SE e Taquaritinga – SP. Neste ano, integram o programa os municípios de Barra- BA, Santa Rita de Cássia – BA, Luís Eduardo Magalhães – BA e Riachão das Neves –BA.
Por meio de estratégias, como o fortalecimento de políticas públicas, o programa apoia as cidades no combate à mortalidade infantil, trabalhando intersetorialmente com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social para que elaborem um plano de redução do óbito infantil.
O programa também estimula a criação e/ou fortalecimento de Comitê de Mortalidade Infantil; aprimora o atendimento da atenção primária de gestantes e bebês, por meio de formação para profissionais de saúde; incentiva a criação de grupos de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde; informa e conscientiza mães, gestantes e sociedade em geral sobre temas relacionados a gravidez e puerpério com a realização de campanhas sobre a importância do aleitamento materno e adesão ao pré-natal.
Os resultados do Programa Mortalidade Zero são:
Formações contra a mortalidade infantil marcam atuação da Fundação Abrinq em municípios do Nordeste
De acordo com os dados mais recentes divulgados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil em 2023, o Brasil registrou, em 2021, 11,9 óbitos entre menores de 1 ano de idade para cada
