Educação Infantil

Escrito em 15/03/2023
Conheça os quatro pilares da Educação fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

A Educação é a base fundamental de qualquer sociedade que preze por boas condições de desenvolvimento e bem-estar para crianças e adolescentes. A Educação de qualidade é foco, também, de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que possui, entre as suas metas, garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário com qualidade.

Escrito em 02/09/2022
Fundação Abrinq ajuda Kimberly, de 3 anos, a se desenvolver

Kimberly*, de apenas 3 anos, é filha de pais analfabetos, desempregados e usuários de drogas. Atualmente, ela mora em Salvador – BA com a mãe e a irmã. Seu pai, infelizmente, faleceu em abril deste ano após ter algumas complicações de saúde.

Escrito em 10/08/2022
Fundação Abrinq precisa de apoio para proporcionar Educação de qualidade a mais de 3 mil crianças no Nordeste

O brincar é uma prática fundamental para toda criança. Por meio dele, ela aprimora o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, explora novos sentimentos e até a comunicação, assim como contribui para a construção de vínculos com outras pessoas. 

Escrito em 29/04/2022
Fundação Abrinq e Fundação Salvador Arena possibilitam reformas em creches no Nordeste

Em fevereiro, a Fundação Abrinq deu início ao Edital 2022 do Programa Creche para Todas as Crianças, com apoio da Fundação Salvador Arena, com o objetivo de selecionar e reformar 10 creches localizadas na região Nordeste e, assim, melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o acesso à educação infantil. 

Escrito em 19/04/2022
Mais de 130 creches se inscreveram no Edital 2022 do Programa Creche para Todas as Crianças

O Edital 2022 do Programa Creche para Todas as Crianças, que irá reformar 10 unidades de educação infantil localizadas na região Nordeste, encerrou no fim de março. A iniciativa, promovida pela Fundação Abrinq, tem como objetivo ampliar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento ofertado na primeira infância. 

Ao todo, 131 instituições se inscreveram e deram início ao processo de avaliação, composto pela análise documental e das propostas e pelas visitas técnicas: 

Análise documental e das propostas

Escrito em 04/04/2022
Fundação Abrinq garante o direito à Educação de qualidade para Bianca

Joyce*, de 19 anos, trabalha coletando materiais recicláveis. Atualmente é mãe da Maísa*, de 4 anos, e da Bianca*, de 2 anos, e está grávida, de quase seis meses, da sua terceira filha, que segundo ela se chamará Maria Alice*.

Sem ter com quem deixar as meninas, ela diariamente enfrenta dificuldades para conseguir trabalhar. Por não ter outra alternativa, muitas vezes, a saída é levá-las com ela, no entanto, a jovem chegou a receber ameaças por expor as crianças.

Escrito em 05/11/2021
Fundação Abrinq reformará, até dezembro, 20 creches e organizações sociais

Em meio à pandemia, os obstáculos já enfrentados por muitas instituições de educação infantil e organizações sociais se multiplicaram e as dificuldades variam desde o impacto na captação de recursos até problemas de infraestrutura. Nesta situação, a solidariedade e o apoio tornaram-se ainda mais necessários e urgentes. 

No entanto, mesmo com tantos desafios, tais estabelecimentos continuam, na medida do possível, trabalhando e fazendo o seu melhor para beneficiar inúmeras crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Escrito em 05/10/2021
Fundação Abrinq e Instituto Cyrela reformam creches em São Paulo e proporcionam mais segurança e conforto para crianças

É na educação infantil que a criança começa a aprender aspectos importantes como o desenvolvimento físico, psíquico, social, inicia a alfabetização e sua interpretação do mundo. No entanto, ter acesso à educação infantil de qualidade, em especial nos primeiros anos, ainda é um desafio para milhares de crianças no Brasil. Dados do Ministério da Educação apontam que apenas 29,8% das crianças frequentam a creche. 

Escrito em 12/03/2021
Inscrições prorrogadas para seleção e reforma de creches em São Paulo

A Fundação Abrinq prorrogou, até o dia 14 de abril, o prazo para as creches municipais ou financiadas por organizações da sociedade civil se inscreverem no processo seletivo e terem seus espaços reformados.

O edital aberto pela Fundação, em parceria com o Instituto Cyrela, visa ampliar o acesso à educação infantil de qualidade. Para isso, selecionará cinco instituições localizadas em Guaianases, Pirituba e Santo Amaro, em São Paulo, para receberem as reformas.

Escrito em 15/08/2019
Centro de Educação Infantil Paupína: Um apoio que transforma histórias

O Centro de Educação Infantil Paupína, da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Paupína, localizada em Fortaleza (CE), sofria com a alta demanda de vagas na região. Haviam crianças que estavam há 9 meses aguardando uma oportunidade para terem o direito à educação assegurado.