Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Escrito em 03/08/2023
Pesquisa da Fundação Abrinq busca entender a percepção dos adolescentes em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em uma ação para entender a percepção dos adolescentes em relação à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Fundação Abrinq abre espaço para que adolescentes de 14 a 18 anos participem de uma pesquisa sobre a sua percepção em relação aos conceitos de sustentabilidade e como eles impactam suas vidas cotidianas. Trata-se de uma maneira de verificar como a geração enxerga os desafios globais e o papel dos ODS na construção de um futuro sustentável.

Escrito em 12/09/2022
Saiba qual a situação da infância e adolescência no Brasil e os principais desafios para o próximo Presidente da República

Desde 2002, a Fundação Abrinq mobiliza candidatos à Presidência da República em cada nova eleição para assinarem o Termo de Compromisso do Programa Presidente Amigo da Criança. Com o acordo, o presidenciável, caso eleito, se responsabiliza a priorizar as questões relativas à infância e adolescência durante seu mandato, ao mesmo tempo em que a Fundação se compromete a monitorar as políticas públicas implementadas pelo governo federal relacionadas à temática.

Escrito em 02/05/2022
Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 está com inscrições abertas

As inscrições estão abertas para o edital de seleção de boas práticas que participarão do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022. O objetivo é premiar iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS e que tenham gerado ações transformadoras no território onde estão inseridas. As inscrições seguem até o dia 15 de maio.

Escrito em 22/10/2020
Rede Estratégia ODS prorroga o prazo para análise e seleção de projetos sociais

No início de setembro, o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq e financiado pela União Europeia, lançou seu primeiro edital para apoiar financeiramente organizações da sociedade civil.

Escrito em 21/02/2020
Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à infância e adolescência

Em 2012, três anos antes de encerrar o prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), principal agenda de desenvolvimento mundial da época, o Brasil exerceu um grande protagonismo nas negociações iniciadas na RIO+20 — Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável —, realizada no Rio de Janeiro, que resultaram na criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Escrito em 29/11/2019
Estudo mostra que a desigualdade social começa na infância

Na última quarta-feira (27), a Fundação Abrinq lançou a quarta e última publicação da série de estudos A Criança e o Adolescente nos ODS: Marco zero dos principais indicadores brasileiros – ODS 10, que analisa a desigualdade presente na sociedade brasileira, em especial, entre crianças e adolescentes.

Escrito em 02/05/2019
Lançamento Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS

A Fundação Abrinq, em parceria com a Agenda Pública, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com financiamento da União Europeia, organizou o Seminário Parcerias Multissetoriais para os ODS: O Desafio da Redução das Desigualdades, para marcar o lançamento do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. O evento, realizado no dia 29 de abril, reuniu 17 representantes e dirigentes de organizações do terceiro setor, governos, setor privado e academia, além de contar com a presença de 160 participantes.