Pode Ser Abuso

Escrito em 18/05/2023
#PODESERABUSO: a violência sexual ainda é uma realidade para milhares de crianças e adolescentes

No Brasil, em 74,89%* das denúncias de violência sexual, as vítimas são crianças e adolescentes. O indicador representa mais de 55 casos por dia, sem contar a subnotificação de violações que nem são denunciadas.

Em 2023, A Fundação Abrinq lança a campanha #PODESERABUSO para conscientizar a sociedade sobre a gravidade do tema, com foco em situações cotidianas que, aparentemente, não representam risco, mas podem ser o cenário para casos de violações que marcam a vida inteira de crianças e adolescentes.

Escrito em 10/05/2023
Em breve: Fundação Abrinq lançará um novo edital para organizações da sociedade civil

No último dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Fundação Abrinq lançou um novo edital do Programa Nossas Crianças, desta vez, o processo seletivo está sendo destinado para organizações da sociedade civil que desejam fazer parte do Ciclo 2024-2025 do programa.

Escrito em 18/05/2022
Campanha Pode Ser Abuso reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes

Você sabe reconhecer os sinais de uma criança que está sendo vítima de violência sexual? Esse conhecimento pode fazer a diferença para conter o abuso sexual infantil, o que é essencial em um País em que a cada hora mais de três crianças sofrem algum tipo de violação sexual.

Escrito em 03/05/2022
Pode Ser Abuso: a cada hora, mais de três crianças sofrem violência sexual

Você já pensou que enquanto você lê este texto mais uma criança pode estar sofrendo violência sexual?

Infelizmente, esta violação ainda é uma realidade no Brasil e pode estar mais próxima do que você pensa. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só em 2020, mais de 29 mil casos de violência sexual infantil foram notificados.

Isso significa que em 73,94% das notificações de violência sexual as vítimas são crianças e adolescentes.

Escrito em 23/04/2019
Alguns segredos deixam marcas para a vida toda!

Todos os dias cerca de 40* crianças e adolescentes sofrem abuso sexual no Brasil. Este número pode ser bem maior ao considerar que muitos casos permanecem em segredo.

Para mobilizar a sociedade sobre o assunto, a Fundação Abrinq lança, hoje, a campanha Pode Ser Abuso, que visa conscientizar a população sobre o alarmante cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes e sensibilizá-la para as consequências da violação que, na maioria das vezes, permanecem durante a vida toda.

Escrito em 24/05/2018
JSL divulga a campanha Pode Ser Abuso para os seus colaboradores

Em apoio a campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, a JSL S/A, Empresa Amiga da Criança desde 2013, divulgou os conteúdos da ação para os colaboradores, por meio da campanha interna “Você, Agente de Proteção da Infância!”, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Escrito em 21/05/2018
Em apoio a Campanha #podeserabuso, atletas e organizações vão às ruas pelo fim do Abuso Sexual

“O abusador está em todos os lugares”, alerta a nadadora olímpica Joanna Maranhão em sua fala no evento realizado em São Paulo pela Fundação Abrinq para marcar o 18 de Maio  -  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.