
Em agosto, a Fundação Abrinq avançou ainda mais em sua missão de fortalecer a educação infantil ao realizar, por meio do Programa Creche para Todas as Crianças, a formação “Parques Infantis” e instalações e melhorais dos parques infantis da região norte do país.
A capacitação é voltada a gestores e professores da educação infantil, ao todo, 97 profissionais participam da formação de 32 horas, que segue em andamento. O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre o papel do brincar no desenvolvimento integral das crianças e apoiar práticas pedagógicas mais inclusivas, criativas e transformadoras.
Entre os temas trabalhados estão: “O Brincar e o Desenvolvimento Infantil”, “O Brincar com o Prática Pedagógica”, “O Brincar Inclusivo” e “O Brincar como Prática Cultural”. A aula inaugural ocorreu no dia 20 de agosto e deu início a abertura de um ciclo de aprendizagem contínua voltado à primeira infância, com término previsto para outubro.
Instalação de parques infantis
Além da formação, a Fundação Abrinq também realizará a doação de 15 parques infantis para unidades de educação localizadas em Boa Vista – RR, Manaus – AM e Teresina – PI. A iniciativa beneficiará mais de 5 mil crianças que ainda não contam com esse espaço em suas escolas.
As instalações terão início em 08 de setembro, em Teresina, seguidas de Manaus entre os dias 22 a 26 de setembro, e finalizando em Boa Vista na semana de 29 de setembro a 03 de outubro. A ação conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, responsáveis pela adequação dos espaços que receberão os equipamentos.
Esses ambientes brincantes são reconhecidos como espaços seguros, estimulantes e acolhedores, capazes de potencializar a aprendizagem e a socialização das crianças.
O brincar como ferramenta pedagógica
Para gestores da rede municipal, a chegada dos parques amplia as possibilidades de aprendizagem e fortalece o vínculo entre educadores e estudantes. Em Teresina - PI, a gerente de educação infantil, Sammya Daiane Ribeiro Veras, destaca que “as metodologias e estratégias ofertadas aos professores para o uso dos parquinhos fortalecem a aprendizagem, estimulando observação, experimentação e engajamento docente. Assim, a prática pedagógica se torna mais significativa, inclusiva e conectada aos saberes”.
Em Manaus - AM, a assessora pedagógica Carla Rosane Soares da Silva reforça a importância da intencionalidade do brincar, destacando que “as experiências nos parquinhos devem ser compreendidas como descobertas valiosas, que podem e devem ser registradas e aproveitadas pedagogicamente, fortalecendo a escuta ativa e valorizando as vivências infantis”.
Carla acrescenta que os parques promovem movimento, prazer e aprendizagem de forma intencional. As crianças exploram o ambiente tanto de forma livre quanto dirigida, experimentando os brinquedos com autonomia e a partir de pequenas orientações.
“Por meio da organização de circuitos motores, são estimuladas habilidades como correr, escorregar, pular, subir e se equilibrar, promovendo o desenvolvimento físico e a autoconfiança”, completa.
Sammya, complementa que os espaços proporcionam o chamado “desemparedamento”, levar as crianças para contato com a natureza e espaços abertos, como pátios e parques.
“Isso permite interações, brincadeiras e experiências motoras e sensoriais que estimulam aspectos físicos, sociais, cognitivos e emocionais. Os parquinhos tornam-se ferramentas pedagógicas valiosas, fortalecendo a socialização, a criatividade, a autonomia e os laços entre famílias, educadores e comunidade, tornando a escola mais acolhedora”.
Educação de qualidade desde a infância
Com a combinação de formação de profissionais e melhoria da infraestrutura, a Fundação Abrinq fortalece a qualidade da educação infantil, garantindo que cada criança tenha oportunidades de aprender, conviver e brincar em ambientes seguros, acolhedores e estimulantes. O programa demonstra como ações integradas podem potencializar o desenvolvimento integral das crianças e contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e de excelência desde a primeira infância.