Notícias

Fundação Abrinq contribui para zerar mortes evitáveis de recém-nascidos na cidade de Biritiba Mirim (SP)

09/06/2017
Fundação Abrinq contribui para zerar mortes evitáveis de recém-nascidos na cidade de Biritiba Mirim (SP)

Com a contribuição do Projeto Juntos Para Mudar (PJM), realizado pela Fundação Abrinq com patrocínio máster da Johnson & Johnson, o pequeno município de Biritiba Mirim (SP) viu uma melhora nos indicadores de mortes evitáveis de recém-nascidos.

Juntos Para Mudar contribuiu para zerar as mortes evitáveis de recém-nascidos no ano de 2016, por meio das formações dos profissionais de saúde. “Capacitamos estes profissionais para que melhorassem o atendimento materno-infantil. Quando o assunto são mortes evitáveis, sabemos que muito pode ser feito” explica Márcia Cristina Thomazinho, líder dos Programas da Área de Saúde da Fundação.

Em 2015, o munícipio apresentou 10 mortes evitáveis de recém-nascidos. O número preocupante chamou a atenção da Fundação Abrinq que iniciou a atuação na região.

“Eu já faço parte há algum tempo do Comitê de Mortalidade Materno-infantil de Biritiba Mirim e o que podemos ver é que houve uma diminuição drástica dos óbitos, de morte neonatal. Acho que esse projeto, Juntos para Mudar, fez a diferença dentro do município de Biritiba. No comitê avaliamos os prontuários das pacientes nos quais constam dados escritos por médicos e enfermeiras e vimos que houve uma melhora na qualidade desses prontuários, também em relação aos exames”, avalia positivamente Rosângela Cunha, médica pediátrica e integrante do Comitê de Mortalidade Materno-infantil de Biritiba Mirim. 

No caso dos óbitos não evitáveis, Biritiba Mirim comemora nos dias de hoje outro excelente número: no ano passado apenas um caso ocorreu na cidade, devido à malformação fetal. Mesmo assim, na ocasião, a gestante foi devidamente acompanhada em todos os procedimentos pré-natais, realizados corretamente até o nascimento da criança, que inevitavelmente veio a falecer. 


Ação se expande para cidades vizinhas

No dia 22 de maio, a região de Mogi das Cruzes iniciou um novo ciclo de oficinas de capacitação de profissionais de saúde pelo PJM. Farão parte deste ciclo as cidades de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, tendo como polo estratégico da ação a cidade de Mogi das Cruzes. A escolha da região se deu devido aos altos índices de mortalidade infantil evitável em algumas localidades, e, em segundo, por conta do compromisso público dos gestores destes municípios em priorizar a infância e juventude em seus governos. Todos são signatários do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), também da Fundação. 

Espera-se que o ciclo, dividido em oficinas que ocorrerão durante todo o ano, capacite 90 profissionais e melhore o atendimento de saúde materno-infantil no eixo das cidades participantes.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais