Notícias

Investimento social privado ajuda a criar uma sociedade mais justa

16/08/2017
Investimento social privado ajuda a criar uma sociedade mais justa

O que é Investimento Social Privado?

O Investimento Social Privado é o uso de recursos das empresas em projetos que atuem por uma transformação social. Essa transformação tem como objetivo o desenvolvimento da sociedade nos eixos social, econômico e ambiental, promovendo o bem comum. Os recursos podem ser financeiros, em espécie, humanos, técnicos ou gerenciais, ou seja, é o repasse de recursos privados para fins públicos.


Quais são as vantagens para a empresa?

Além de ser uma maneira eficaz de promover a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), a empresa que faz investimentos sociais promove um melhor relacionamento com as comunidades com as quais se relaciona, fortalecendo sua reputação.

O investimento social é marcado pela responsabilidade social e conduta ética, que representa a obrigação fundamental de “fazer o que é certo”, trazendo vantagens para a empresa e permitindo que ela se posicione como um agente facilitador de transformações sociais.

A empresa pode também associar o seu nome ou trabalho a uma causa e utilizar seu poder de mobilização de consumidores e do público, dando destaque para uma determinada questão social, ao mesmo tempo que reforça o posicionamento de sua marca como uma empresa socialmente responsável.

Vale lembrar que não há como um negócio prosperar em um ambiente de desenvolvimento social precário.


Quais os benefícios para a sociedade ou comunidades locais?

O Investimento Social Privado é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da sociedade, pois visa transformar a realidade social, seja com investimentos na educação, saúde, meio ambiente ou outros projetos que tenham como objetivo melhorar a comunidade local ou a sociedade como um todo.

Os investimentos podem proporcionar resultados de curto, médio e longo prazo, melhorando a vida de milhares de pessoas.


Que tipo de empresa pode fazer Investimento Social Privado?

Qualquer empresa pode fazer o investimento, desde que haja um planejamento estratégico.

Esse planejamento deverá estar alinhado às diretrizes internas de responsabilidade social da empresa e sua estratégia de negócio, de forma a promover transformações efetivas, levando ao desenvolvimento sustentável e a criação de valor compartilhado, gerando benefícios para a empresa e para a sociedade.


Por que o Investimento Social Privado é tão importante?

O Investimento Social Privado proporciona melhorias para a sociedade, acelerando seu desenvolvimento como um todo. Quando aplicado em causas específicas, pode ajudar a combater grandes problemas sociais, como a desnutrição, falta de cuidados à saúde, educação precária, entre outros.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais