Notícias

Crianças de Sorriso (MT) ganham novo espaço para brincar

15/09/2017
Crianças de Sorriso (MT) ganham novo espaço para brincar

No estado do Mato Grosso, a cidade de Sorriso ficou recentemente conhecida por ser o munícipio que mais produz grãos no Brasil. Porém, a capital nacional do agronegócio não é só sorrisos. Apesar do município contar com pouco mais de 80 mil habitantes, a fila de espera de acesso às creches passa de 1.600 crianças entre 0 e 3 anos. Além disso, as instalações existentes não atendem integralmente às necessidades locais.

Pensando em como podia transformar esta realidade, a Fundação Abrinq, com patrocínio da COFCO BRASIL, reformou um dos espaços do CEMEI São José, creche que atende 116 crianças. A reforma, que possibilitou também a ampliação de vagas, trouxe uma importante novidade para a criançada, que sofria com as altas temperaturas da cidade e o ar naturalmente seco da região. Agora, com o pátio coberto, os pequenos não precisarão mais realizar as atividades de educação física dentro das salas de aulas ou em baixo do sol de quase 40 graus.

A reforma foi apenas uma das etapas do Projeto Jeitos de Aprender, que tem como objetivo qualificar as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Na cidade de Sorriso, os 12 CEMEIs inscreveram seus profissionais nas cinco formações, que já estão mudando a vida das crianças do município. “Nós já vemos os resultados. Na apresentação de teatro mesmo que preparamos para a inauguração do pátio. As crianças adoraram nos ajudar a contar as histórias do Folclore brasileiro”, afirma Marcia Xavier, coordenadora pedagógica.

Na última semana de agosto, o pátio foi inaugurado durante uma cerimônia preparada pelos educadores da creche com ajuda dos pais das crianças, que foram envolvidos durante todo o trabalho da Fundação Abrinq. O Projeto Jeitos de Aprender tem como um dos pilares o envolvimento familiar na vida educacional das crianças.

Para celebrar o encerramento do Projeto foi realizado um seminário para os profissionais da Educação Infantil. Durante o evento, mais aprendizados puderam ser compartilhados. Andreia de Sousa, especialista em Contação de Histórias, reforçou a importância do mundo mágico da leitura na vida das crianças. As professoras participantes do Projeto também tiveram a oportunidade de trocar experiências com as outras profissionais, contando um pouco do que elas puderam levar e proporcionar para as crianças nas salas de aulas.

Confira algumas fotos do evento, clicando aqui.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais