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Saiba mais sobre Mala Direta e DDA - Débito Direto Autorizado

09/11/2018
Saiba Mais Sobre Mala Direta e DDA - Débito Direto Autorizado

Como uma das formas de captação de recursos mais importantes da Fundação Abrinq, sendo receita essencial para continuar e desenvolver programas e projetos, a Mala Direta, ou seja, o boleto impresso que chega na casa de algumas pessoas, tem o objetivo de contar brevemente a história de atuação da Fundação Abrinq e engajar possíveis futuros doadores. A carta, elaborada e enviada, é um convite para uma participação opcional e a contribuição é realmente facultativa.

Desde 2017, o registro de boletos, ainda que estes sejam facultativos – isto é, de pagamento não obrigatório –, é uma normativa atualizada pela FEBRABAN - Federação Brasileira dos Bancos. Com a mudança determinada pelo Banco Central, há obrigatoriedade da impressão do valor a ser pago e do CPF do destinatário no documento.

Isso porque, hoje, todas as informações do boleto-proposta (em que o pagamento é voluntário) e do boleto de cobrança (para transações comerciais) são registradas na conta do correntista em qualquer instituição financeira. O cruzamento de dados é feito pela Febraban e, por isso, um boleto emitido na intenção de ser impresso e enviado, também pode ser identificado pela conta online.

O boleto eletrônico aparece imediatamente após o registro do documento, já o impresso - por ter a parte de logística de envio e transporte - muitas vezes tem sua entrega tardia na casa do possível doador.

É importante esclarecer que, em caso de não pagamento do boleto, não haverá nenhum tipo de multa, juros, cobranças judiciais ou inclusão de nome em órgãos de restrição ao crédito. Em hipótese alguma, o DDA (Débito Direto Autorizado), será descontado sem a aceitação e confirmação do correntista, ele é apenas uma representação eletrônica de um boleto, criado com a finalidade sustentável de diminuir o uso do papel e alertar o correntista sobre boletos em seu nome. O DDA é diferente do Débito Automático, que é descontado automaticamente na conta, sem a necessidade de um boleto existente.

DÚVIDAS? FALE COM A FUNDAÇÃO ABRINQ

A Fundação Abrinq entende que esta é uma questão que pode gerar dúvidas e, por esse motivo, disponibiliza profissionais especializados para esclarecimentos na Central de Atendimento, de segunda à sexta, das 08h30 às 20h30, por meio do telefone 0300 10 12345 ou e-mail doador@fadc.org.br. O cancelamento do documento pode ser solicitado a qualquer momento.

Ainda hoje, cerca de 116 crianças de 0 a 4 anos morrem no Brasil, todos os dias, por causas evitáveis. A missão da Fundação Abrinq é não apenas diminuir esse número, mas também assegurar que crianças possam se desenvolver com dignidade. Essa forma de captação ajudou a mudar a vida de mais de 8,7 milhões de crianças e adolescentes desde 1990. Para isso, a campanha via Mala Direta e a participação de doadores é fundamental para a continuidade do trabalho.

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