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Projeto Brincar: um mês dedicado à infância

21/11/2025
Crianças sentadas em roda

O mês do brincar marcou uma sequência de ações que reforçaram a importância do lúdico como um direito de todas as crianças. Ao longo das últimas semanas, a Fundação Abrinq levou o Projeto Brincar para escolas de diferentes regiões, ampliando espaços, fortalecendo vínculos e estimulando práticas pedagógicas que aproximam a aprendizagem da curiosidade e da imaginação. O resultado pode ser visto nos novos ambientes, nas propostas realizadas e no envolvimento da comunidade escolar, que abraçou a iniciativa com entusiasmo.

O objetivo central das ações foi sensibilizar educadores, famílias e gestores sobre o papel do brincar no desenvolvimento infantil. A mobilização buscou reafirmar que o lúdico fortalece vínculos, amplia repertórios, potencializa a leitura e a literatura infantil e contribui para que cada criança viva uma infância mais plena.

Entre São Paulo – SP e Neópolis – SE, as escolas envolvidas transformaram os espaços, criaram programações especiais e reservaram tempo para experimentar o brincar como linguagem que acolhe, ensina e aproxima.

Menina Brincando

Projeto Brincar em São Paulo: novos espaços e novas possibilidades

Ao longo do mês, foram entregues sete espaços brincantes em sete escolas da rede municipal. Cada ambiente foi planejado para ampliar a autonomia das crianças, favorecer o protagonismo e estimular experiências que combinam movimento, expressão, música, leitura e imaginação. As escolas que receberam os novos espaços foram:

  • CEMEI Carmelo Calli
  • CEMEI Casa Blanca 1
  • CEI CEU Feitiço da Vila
  • EMEI Donato Sussumo
  • EMEI Andorinha dos Beirais
  • EMEI CEU Casa Blanca
  • CEI CEU São Rafael

As unidades estão localizadas nas regiões da Zona Sul e Zona Leste, atendidas pelas Diretorias Regionais de Ensino Campo Limpo e São Mateus.

Com os novos ambientes, 2.419 crianças foram beneficiadas. Os espaços brincantes somam acervos literários, brinquedos, instrumentos musicais e materiais que apoiam o desenvolvimento integral, fortalecendo as práticas pedagógicas e ampliando possibilidades de aprendizagem.

Além da entrega dos espaços, o mês fortaleceu a participação de professores e gestores no percurso formativo do Projeto Brincar. Desde fevereiro, as equipes das unidades envolvidas vêm participando da trilha formativa que segue até o final de novembro de 2025, aprofundando conhecimentos sobre o brincar, a leitura e a organização de ambientes que favorecem a infância.

Projeto Brincar em Neópolis: uma semana para celebrar o brincar

No município de Neópolis – SE, em parceria com unidades da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Semana do Brincar ganhou vida com uma programação pensada para aproximar as crianças do universo da literatura e das artes.

As escolas criaram espaços de contação de histórias, cantinhos de leitura, piqueniques literários, apresentações teatrais e musicais, cafés e chás literários e saraus. Jogos e brincadeiras inspirados nos livros do acervo também fizeram parte da proposta, reforçando a integração entre leitura e atividades lúdicas.

As unidades receberam acervos literários e de brinquedos, ampliando as ferramentas pedagógicas e fortalecendo a cultura do brincar como parte essencial da rotina escolar. Assim como em São Paulo – SP, as equipes educativas também integram a trilha formativa do projeto, compartilhando práticas, aprendizados e experiências ao longo do ano.

Crianças Brincando

Um mês para lembrar e reforçar

O mês do brincar evidenciou o quanto a infância se fortalece quando escola, educadores e famílias se unem para garantir tempo, espaço e recursos para o brincar. Os novos ambientes entregues, a formação continuada e as ações realizadas pelas escolas mostram que brincar é parte do desenvolvimento, da aprendizagem e da construção de vínculos.

Os registros durante as atividades mostram como foi o mês do brincar, imagens que ajudam a contar a história de um mês que reafirma a potência do brincar e o compromisso da Fundação Abrinq em criar oportunidades para que a infância seja vivida com plenitude, respeito e encantamento.

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