O Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq e financiado pela União Europeia, trabalha para ampliar e consolidar a articulação de diversos públicos para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 no Brasil, com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.
Na última semana, o projeto lançou seu primeiro edital, com o objetivo de selecionar e apoiar, por meio do aporte de recursos financeiros, no valor de até R$ 441.090,00, a promoção de até três projetos de organizações sociais para que implementem e/ou incorporem os ODS em suas atuações com foco na redução das desigualdades – listadas acima – promoção dos direitos humanos, no desenvolvimento econômico local sustentável e atendimento ao público em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
"O edital tem o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS nas organizações sociais do Brasil. Em tempos de pandemia, nossa intenção é capacitar, subsidiar e priorizar o apoio às organizações que, apesar do cenário de crise econômica, trabalham para atender famílias em situação de vulnerabilidade social afetadas pela Covid-19. Acreditamos que mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos dos ODS, contribuirá para a conquista de avanços ao cumprimento da Agenda 2030", ressalta Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.
Para participar, a organização precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Ser constituída no Brasil, de acordo com a legislação brasileira, e possuir sede no
- território nacional com histórico de atuação de pelo menos dois anos;
- Estar adimplente com suas obrigações legais, financeiras e fiscais;
- Cumprir as leis trabalhistas vigentes, respeitando a Consolidação das Leis do
- Trabalho (CLT);
- Ser associada à EODS (clique aqui para realizar a adesão caso ainda não
- faça parte);
- Ter Estatuto e/ou regimento interno correspondente;
- Ter inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Possuir conta bancária vinculada ao CNPJ;
- Missão e os valores institucionais compatíveis com os da Estratégia ODS (clique aqui para entender melhor);
- Ser responsável direta pelo projeto inscrito.
Não poderão participar organizações:
- Governamentais, partidos políticos, instituições com fins religiosos, sindicatos, universidades e autarquias, fundações e institutos sociais de empresas com fins lucrativos, centros clínicos e terapêuticos, escolas particulares e públicas, instituições do sistema “S” (SENAI, SESI, SESC, SESI, SEBRAE, etc.);
- Que possuam quadro de recursos humanos formado apenas por autônomos e/ou voluntários.
Os projetos inscritos devem ter como linha de atuação a redução das desigualdades de gênero, de acordo com as categorias descritas a seguir:
- Categoria 1: Grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica (serão selecionados até dois projetos);
- Categoria 2: Desenvolvimento econômico local sustentável (será selecionado um projeto).
Os projetos poderão ser enviados até às 23h59 do dia 02 de outubro de 2020 e deverão ter duração máxima de 8 meses, sendo executados entre 03/11/2020 e 02/07/2021. Fique atento aos prazos e participe.
Clique aqui para acessar o modelo de apresentação do projeto e tenha acesso ao edital na íntegra.
Confira todas as informações e não perca a oportunidade de inscrever o seu projeto!