
Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para o Edital Coletivos 2026–2027, iniciativa da Fundação Abrinq voltada ao fortalecimento de grupos periféricos que atuam com crianças e adolescentes em territórios de vulnerabilidade social. O prazo está chegando ao fim, e esta pode ser a chance de transformar a atuação do seu coletivo com apoio técnico, financeiro e institucional.
Nesta edição, podem se inscrever coletivos das regiões Norte e Sudeste, com exceção dos estados do Pará e do Rio de Janeiro. A proposta é selecionar grupos que desenvolvem ações relevantes em suas comunidades e que desejam ampliar o impacto do trabalho com o apoio da Fundação Abrinq ao longo de 22 meses.
“Esse edital representa uma importância muito grande para nós, que atuamos nas periferias, principalmente com crianças e adolescentes, pois proporciona a ampliação das nossas atividades, tanto local quanto de forma nacional, levando ao bem-estar financeiro e proporcionando esse conforto tanto para quem atua de forma independente, sem nenhum recurso, quanto para pessoas que já trabalham com isso de uma maneira não formal”, afirma Andressa, do coletivo Chibé, que já participou da iniciativa.
Além dos recursos financeiros, o projeto oferece formações, acompanhamento técnico e espaços de escuta e construção coletiva. Os coletivos selecionados também passam a fazer parte de uma rede nacional engajada na proteção da infância e da adolescência.
Reta final das inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site edital.fadc.org.br/coletivos. Lá, também estão disponíveis o regulamento, as orientações completas e uma seção de perguntas frequentes para tirar dúvidas sobre os critérios, a documentação e o processo de seleção.
Se o seu coletivo atua em periferias urbanas, com foco em crianças e adolescentes, essa pode ser a oportunidade de fortalecer seu trabalho com apoio técnico e financeiro.