
No dia 19 de agosto, Diadema - SP recebeu mais uma importante ação do Projeto Alfabetiza, uma iniciativa da Fundação Abrinq, que tem como objetivo qualificar as práticas pedagógicas em escolas de ensino fundamental – anos iniciais, na utilização de metodologias de ensino e alfabetização e letramento, a fim de contribuir com o desenvolvimento das crianças. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Educação de Diadema.
A formação reuniu professores e coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do ensino fundamental em uma jornada de troca e aprendizado. O encontro trouxe discussões sobre metodologias inovadoras, estratégias de acompanhamento e diferentes formas de estimular o gosto pela leitura em sala de aula.
Entre as práticas vivenciadas, destacou-se o Momento Literário, em que os profissionais compartilharam experiências pessoais de leitura, além da elaboração do Caderno de Leitura, que reúne gêneros como adivinhas, parlendas, quadrinhas, contos curtos, poemas, músicas e cantigas, pensados para enriquecer o cotidiano escolar. Também foi realizada a atividade Quando um jogo ensina a pensar sobre o sistema de escrita, que envolveu a análise do texto Escrita e revisão de textos na produção de jogos de mesa e a vivência da sequência didática do Jogo da Memória. A proposta mostrou como o lúdico pode ser um aliado no processo de alfabetização.
Para a professora Samantha Gavioli, da Escola Municipal de Educação Básica Átila Ferreira Vaz, que está iniciando sua trajetória na alfabetização, a experiência superou as expectativas.
“Eu esperava uma formação teórica que enriquecesse minha prática, mas ela foi além disso. Tivemos tarefas para aplicar e momentos de reflexão em grupo. Essa troca me trouxe novas formas de avaliar meus estudantes, permitindo enxergar além da teoria”, destacou.
Em outro encontro, Samantha recorda a emoção ao receber livros literários doados pela Fundação Abrinq: “Escolher e debater sobre os livros foi emocionante, me senti animada como há muito tempo não ficava”, contou. A experiência a inspirou a envolver também as famílias no incentivo à leitura. Durante uma reunião, lançou o desafio de que os pais lessem diante dos filhos. “O resultado não podia ter sido melhor. As crianças voltavam animadas para contar como os pais riam e choravam durante a leitura. E quando chegou a vez delas levarem os livros para casa, estavam tão ansiosas quanto eu estive no dia da formação. Foi incrível.”
Além da formação destinada aos profissionais de Educação, cada escola recebeu kits pedagógicos com livros, cadernos de leitura, jogos da memória, letras móveis e materiais de apoio para o trabalho em sala de aula com os estudantes. Os recursos, doados pela Fundação Abrinq, foram pensados para tornar a alfabetização mais lúdica, prática e significativa, ampliando as oportunidades de aprendizagem.
Essa não é a primeira entrega do Projeto Alfabetiza em Diadema. Em maio, todas as escolas municipais já haviam recebido entre 30 e 60 exemplares de livros de literatura infantil, além de 630 histórias em quadrinhos e 45 títulos para professores e coordenadores, totalizando mais de 800 novos livros. O material está disponível nas bibliotecas e em caixas circulantes, garantindo que todos os estudantes tenham acesso às histórias.
Em 2024, o Projeto Alfabetiza já beneficiou 7.651 crianças em 48 escolas e formou 81 profissionais em São Paulo - SP. Em Diadema, a ação se estende por dois anos, iniciando com educadores do 1º e 2º anos e, a partir de 2026, com os professores do 3º ano.
Ao unir formação continuada e materiais de qualidade, a Fundação Abrinq mostra que investir em Educação é plantar futuros. Cada livro entregue e cada encontro realizado representam novas possibilidades para que as crianças desenvolvam plenamente suas habilidades de leitura e escrita.