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Confira o cenário da Educação no Brasil

Vie, 13/03/2020 - 14:30
Confira o cenário da Educação no Brasil

A Educação é primordial para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e percorre aprendizagens que vão muito além das matérias chaves ensinadas nas escolas. Ela aborda o desenvolvimento físico, psíquico e o social.

Em razão disso, ter acesso à uma educação de qualidade torna-se cada vez mais importante para que todos os pontos citados acima sejam explorados e estimulados da melhor maneira possível nas crianças e nos adolescentes.

“A educação precisa ser tratada como prioridade, pois é essencial para a formação das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Por meio dela, são desenvolvidos aspectos fundamentais para a vida presente e futura”, explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Entretanto, promover o acesso à educação de qualidade, em especial nos primeiros anos, ainda é um grande desafio para o Brasil. Os indicadores apontam melhoras nos índices se comparados aos anos anteriores, porém, o avanço ainda está longe de atingir as metas nacionais e globais.

Na Educação Infantil, o acesso à creche cresceu 0,8 pontos percentuais em 2019, atingindo a marca de 28,6%. Conforme mostra o gráfico a seguir:

Taxa de matrícula em creches no Brasil – 2017 a 2019

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Fonte: Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed)

 

Contudo, a meta do Plano Nacional da Educação (PNE) prevê, que até 2024, pelo menos 50% das crianças, de 0 a 3 anos, tenham acesso à creche — meta impossível de ser atingida com o atual crescimento anual.

Confira os índices por região:

Taxa de matrículas em creches segundo grandes regiões – 2019

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Fonte: Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed)

 

O número de estabelecimentos é um indicador que reflete diretamente na diferença de cobertura entre as regiões. Dos 71.403 estabelecimentos existentes no Brasil, apenas 4.839 (6,7%) ficam no Norte, enquanto 27.174 (38,1%) ficam no Nordeste, 25.841 (36,1%) no Sudeste, 10.177 (14,2%) no Sul e 3.372 (4,7%) no Centro-Oeste.

“A creche é uma fase importantíssima de desenvolvimento. Muito do que é desenvolvido nela não é possível desenvolver em outras etapas, não é recuperável. É importante que toda criança tenha acesso a esse espaço pois é fundamental”, explica Marta Volpi, assessora de políticas públicas.

Já nos Ensinos Fundamentais e Médio, os indicadores de abandono e a taxa de distorção entre a idade e a série do aluno chamam a atenção:

Taxas de abandono e distorção idade/série segundo grandes regiões - 2018

GRANDES REGIÕES ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO
ABANDONO DISTORÇÃO IDADE / SÉRIE ABANDONO DISTORÇÃO IDADE / SÉRIE
Norte 2,8% 25,2% 9,8% 41,6%
Nordeste 2,2% 23,1% 7,0% 35,2%
Sudeste 0,8% 11,7% 4,5% 21,2%
Sul 0,8% 14,9% 6,9% 26,3%
Centro-Oeste 0,8% 14% 5,6% 24,9%
Brasil 1,5% 17,2% 6,1% 28,2%
Fonte: Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed).

 

A situação da educação no país se agrava ainda mais ao olhar para suas condições físicas como infraestrutura. Segundo dados do Censo da Educação Básica de 2019, mais de 9 mil (5,5%) estabelecimentos declararam não ter acesso ao esgoto sanitário, 3.789 (2,1%) não têm abastecimento de água e 4.185 (2,3%) não possuem acesso à energia elétrica. Este cenário interfere diretamente na qualidade e no aprendizado dos alunos.

“O recurso destinado, hoje, para a educação é insuficiente. É dever constitucional do Estado proporcionar esse acesso e ele precisa ter meios de financiamento, possibilitando também a qualidade e não somente a universalização da educação”, completa Marta.

O alerta não para por aí. Ao todo, 1.322.367* crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, estão fora das escolas no Brasil. O acesso à educação é fundamental em todas as etapas da vida, em especial, na infância e adolescência e, por isso, merece a atenção de toda sociedade!

Para o sociólogo João Cintra o olhar da população perante a educação também precisa ser repensado, uma vez que tem impacto direto na qualidade de vida e no futuro das pessoas: “A educação precisa ser vista socialmente como um investimento. No Brasil, por exemplo, a escolaridade está diretamente ligada ao aumento de renda, não só do indivíduo, mas da família. É um investimento a longo prazo e talvez seja o mais eficaz”, explica.

Esses e outros dados podem ser analisados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil disponível aqui.

* Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) – 2018.