Notícias

Entenda as causas dos transtornos mentais na infância e adolescência

Mar, 28/04/2020 - 13:33
Entenda as causas dos transtornos mentais na infância e adolescência

O transtorno mental infantil é mais comum do que as pessoas podem imaginar. Assim como os adultos, as crianças e os adolescentes desenvolvem condições de saúde mental que, muitas vezes, desencadeiam problemas que afetam os campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, bem como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade. 

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que um em cada cinco adolescentes enfrenta condições de saúde mental. A organização estima que metade de todos os transtornos mentais começa aos 14 anos. Ainda segundo a OMS, existem duas grandes categorias dos transtornos que estão presentes na vida das crianças e dos adolescentes: transtornos do desenvolvimento psicológico e transtornos de comportamento e emocionais.

Diagnosticar as condições mentais em crianças e adolescentes pode ser difícil, pois, diferentemente dos adultos, eles geralmente têm dificuldade em expressar seus sentimentos e problemas. Apesar do desafio, o diagnóstico adequado é parte essencial para a orientação do tratamento. 

Causas associadas aos transtornos mentais

Os transtornos mentais em crianças e adolescentes são causados por alguns fatores determinantes, que podem ser genéticos, biológicos ou até psicossociais. Eles são divididos em alguns grupos:

  • Fatores genéticos: relacionados ao histórico familiar de transtorno mental;
  • Fatores psicossociais: relacionados a casos de disfunções na vida familiar, no ambiente escolar e outros; e situações de estresse;
  • Fatores biológicos: relacionados a situações de anormalidades do sistema nervoso central, sejam elas causadas por lesões, infecções, desnutrição ou exposição a toxinas, como as drogas;
  • Fatores ambientais: relacionados a problemas enfrentados na comunidade (violência urbana) e tipos de possíveis abusos (físico, psicológico e sexual).

Além disso, devido às condições de vida, discriminação, falta de acesso a serviços ou apoio de qualidade, algumas crianças e adolescentes possuem maior risco de desenvolverem esses problemas. Isso porque alguns destes jovens vivem em ambientes frágeis e situações de vulnerabilidade; sofrem com doenças crônicas, incapacidade intelectual ou outra condição neurológica. 

Por isso, as condições de saúde mental em crianças devem ser diagnosticadas e tratadas por um profissional especialista, com base em sinais, sintomas e pelas condições que afetam a vida diária de cada indivíduo.