Notícias

Organizações sociais do Nordeste e Sudeste foram reformadas com o apoio da Fundação Abrinq

Lun, 14/12/2020 - 16:43
Organizações sociais do Nordeste e Sudeste foram reformadas com o apoio da Fundação Abrinq

Neste ano, em meio ao cenário que foi imposto pela pandemia causada pela Covid-19, muitas organizações sociais se depararam com um obstáculo que, até então, já era diário, mas que se tornou muito mais desafiador do que normalmente: a falta de recursos para seguirem com suas atividades.

Sem aviso prévio, a queda nos recursos atingiu organizações de vários setores e portes, gerando impactos de diferentes magnitudes. Para contornar a situação, apoiar e mostrar a importância das organizações sociais, a Fundação Abrinq selecionou, no início do ano, 12 instituições que integram a Rede Nossas Crianças para reformar e adequar seus espaços físicos.

“É importante que diversas instituições se unam neste momento de tantos desafios. As reformas vão ajudar as organizações, mas acima de tudo vão proporcionar mais conforto, segurança e qualidade no atendimento prestado às crianças e aos adolescentes quando as atividades presenciais forem retomadas. A volta será um novo momento para eles e é importante que se sintam bem”, destaca Victor Graça, executivo da Fundação Abrinq.

As reformas iniciaram em julho e nove delas já foram finalizadas. Ao todo, 5.363 crianças e adolescentes serão beneficiados com os novos espaços. Confira as organizações que já finalizaram as obras:

Associação do Bem-Estar Social do Ceará    

Localizada em Fortaleza (CE), a organização atende 726 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, que serão beneficiados com o novo piso da quadra esportiva – antes feito de areia.

A adequação da quadra resultará na ampliação das modalidades esportivas oferecidas como vôlei, futsal e basquete, e da frequência das crianças e dos adolescentes nas atividades. O novo espaço também terá impactos na saúde dos atendidos, uma vez que poderão se prevenir de micoses e outros fungos causados nos pés por causa do contato com a areia.

Além disso a instituição poderá locar o espaço nos dias que não será utilizado para gerar uma nova fonte de receita para suas atividades, contribuindo, assim, para a sua sustentabilidade.

Confira o resultado:

Associação do Bem-Estar Social do Ceará

 

Associação Padre Enzo

A associação, que beneficia crianças e adolescentes de 1 a 17 anos, atua em Tamandaré (PE).

A reforma realizada na quadra contou com a construção de um aramado ao redor do espaço, adequação e revitalização do gramado e plantio de grama bermuda. Tal revitalização proporcionará a oferta de novas atividades esportivas e de lazer, assim como possibilitará mais opções de atividades recreativas ao ar livre e aproximação com a comunidade no espaço da organização.

Confira o resultado:

Associação Padre Enzo

 

Associação Recreativa de Solonópole

Com atuação em Solonópole (CE), a associação atende 346 crianças e adolescentes, de 1 a 17 anos.

Os espaços reformados foram o auditório, que antes possuía rachaduras no piso e nas paredes — foi realizada a troca do piso, antes de cimento liso, para cerâmica —, e o banheiro anexo, que contou com a instalação de um novo sanitário, novos sistemas hidráulico e elétrico e adaptação do ambiente para deixá-lo acessível a cadeirantes.

Confira os resultados:

Associação Recreativa de Solonópole

 

Associação Recreativa de Solonópole

 

Coletivo Mulher Vida

Localizado em Olinda (PE), o Coletivo Mulher Vida, que atende 325 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, reformou os pisos dos dois pátios ao ar livre, construiu um palco com corrimão, facilitando a acessibilidade, e revitalizou o piso e as paredes do corredor que une os pátios. Além disso todos os espaços foram pintados.

As revitalizações tornaram o espaço mais acolhedor, o que promoverá a permanência das crianças e dos adolescentes no local, favorecendo o sentimento de pertencimento e de identidade com a organização.

Durante todo o processo, as crianças e os adolescentes visitaram a organização para acompanhar o andamento das obras. A ação dos atendidos ressalta a importância e necessidade das reformas.

Confira o resultado:

Coletivo Mulher Vida

 

Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente

Ao todo, 268 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, serão beneficiados com a troca e instalação de calhas laterais da caixa cênica de teatro, distribuição da queda d’água e instalação de novos canos para vasão de água. Em geral, as reformas aconteceram na estrutura interna do teatro da escola, localizada em Fortaleza (CE).

Agora o ambiente está habilitado para o pleno funcionamento em qualquer estação do ano, sem correr riscos de vazamentos, infiltrações ou inundações.

Confira o resultado:

Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente

 

Espaço Progredir

Com atendimento em Nova Iguaçu (RJ), o Espaço Progredir beneficia 176 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, que agora terão um novo ambiente: com uma nova pintura, reparos nas portas internas e ampliação da pia externa com 4 torneiras com temporizador. 

15 famílias e 02 pintores voluntários da comunidade ajudaram na reforma. A ação proporcionou uma atuação coletiva, fortalecendo os vínculos entre a organização e a comunidade, bem como possibilitará um atendimento qualificado no retorno às atividades presenciais.

Confira o resultado:

Espaço Progredir

 

Escola Profissionalizante Tenente Oswaldo Machado

Em Itapetinga (MG), 190 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, serão beneficiados com uma organização mais segura, adequada e acolhedora. Isso porque os muros do local, que estavam inclinados e apoiados com madeiras devido às fortes chuvas, foram reconstruídos. A cozinha da escola também foi reformada.

Confira o resultado:

Escola Profissionalizante Tenente Oswaldo Machado

 

Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças

Com atuação em Vitória da Conquista (BA), a Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças atende 135 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, que serão beneficiados com uma quadra esportiva revitalizada. Para isso, foi necessário reformar e pintar o piso do espaço.

Com a nova quadra, agora, é possível oferecer novas modalidades esportivas para as crianças e os adolescentes atendidos, assim como realizar eventos com as famílias dos atendidos e a comunidade.

Confira o resultado:

Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças

 

Sociedade de Assistência à Criança

Localizada em Milagres (CE), a Sociedade de Assistência à Criança atende 1.562 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. A reforma na organização se deu pela adequação das rampas e das escadarias de acesso às salas e demais ambientes e reforma do banheiro social para garantir acessibilidade para todas as pessoas que frequentam o local.

O novo espaço proporcionará mais segurança, inclusão e acolhimento para as crianças e os adolescentes quando as atividades presenciais forem retomadas.

Confira o resultado:

Sociedade de Assistência à Criança

 

Três organizações ainda estão sendo reformadas, são elas:

Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural: atende 534 crianças e adolescentes, entre 3 e 17 anos, em Minas Novas (MG). Será implantada uma cobertura na área de lazer e reformados os banheiros e a cozinha;

Grupo Criança em Busca de uma Nova Vida: atende 530 crianças, entre 1 e 17 anos, em Vespasiano (MG). A recepção e a sala dos professores serão ampliadas e os vestiários e banheiros revitalizados;

Instituto Lenon Joel da Paz: atende 174 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, em São Leopoldo (RS). Ao todo, três salas de atividades serão reformadas.

Clique aqui e confira a notícia anterior sobre as reformas.