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Instituto SLC e Fundação Abrinq transformam a realidade das creches em Balsas - MA e Cruz Alta - RS

Lun, 29/11/2021 - 18:06
Instituto SLC e Fundação Abrinq transformam a realidade das creches em Balsas - MA e Cruz Alta - RS

A educação infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.

O acesso à escola é uma necessidade para o desenvolvimento humano. Os estímulos motores, afetivos e sociais oferecidos às crianças nos primeiros anos de vida são cruciais para uma vida mais harmoniosa e feliz. O desenvolvimento da autonomia leva a criança a poder tornar-se crítica, criativa, questionadora e poder assim, interferir no meio em que vive.

Há 14 anos, a Fundação Abrinq criou o Programa Creche para Todas as Crianças, uma iniciativa que visa melhorar a qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, e/ou aumentar o acesso a vagas, tendo em vista o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses apoiado no Artigo 53 do ECA que diz respeito ao direito à Educação. Desde 2007, o programa já beneficiou mais de 75 mil crianças e ampliou mais de 280 vagas em creches pelo Brasil.

“A educação infantil precisa ser vista com prioridade e ter espaços e recursos pedagógicos adequados para o aprendizado nessa faixa etária é fundamental. Entendemos que o brincar constitui uma das atividades de maior importância nesta etapa da vida da criança, pois promove o desenvolvimento físico e cognitivo, possibilitando novas aprendizagens”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Para melhorar a qualidade da educação infantil e oferecer uma melhor infraestrutura, com mais segurança, conforto, aprendizado e diversão para as crianças, a Fundação Abrinq, em parceria com o Instituto SLC, promoveu este ano, a reforma de duas escolas de ensino infantil nos municípios de Balsas – MA e Cruz Alta – RS.

Nas unidades foram realizadas reformas e adequações dos espaços, ampliação das práticas e formações pedagógicas e doações de acervos de livros, jogos e brinquedos às crianças.

Instituto SLC – transformando realidades

Fundado em 1945, em Horizontina-RS, o Grupo SLC é controlador das empresas SLC Agrícola e SLC Máquinas. Atualmente, a SLC Agrícola está presente em sete estados do Brasil, enquanto a SLC Máquinas possui 18 unidades no estado do Rio Grande do Sul.

O Instituto SLC é uma associação privada, de fins não econômicos, e tem o objetivo de apoiar as comunidades onde o grupo está presente por meio de iniciativas utilizando, preferencialmente, a educação como meio para gerar oportunidades e possibilidades de transformação que impactem positivamente o maior número possível de pessoas.

Leandro Parker, especialista em Responsabilidade Social do Instituto SLC, conta sobre a importância da primeira participação no programa. “Apoiamos pela primeira vez, em 2021, o Programa Creche para Todas as Crianças que se apresentou como uma ótima oportunidade de investimento social privado, pois além de trazer uma solução completa que proporciona melhoria na infraestrutura das creches, brinquedos e jogos para as crianças e capacitação para os profissionais, possibilita às empresas apoiadoras estreitarem a relação com as comunidades vizinhas, trazendo impacto positivo para uma fase tão importante da educação e do desenvolvimento das crianças. O Instituto SLC, que tem seu foco em educação, entende que investimentos já a partir da primeira infância trarão impactos positivos para toda uma geração e essa é a proposta do programa”.

“Pudemos ver o brilho no olhar de cada um deles”

Balsas é um município que se destaca pela agricultura automatizada. É o maior produtor de soja do Maranhão e um dos maiores produtores de grãos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui, atualmente, mais de 100 mil habitantes.

A Escola Municipal de Educação Infantil Arco Íris está localizada no município e atende 160 crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses.

A unidade recebeu por meio do programa, pintura de pilastras, colunas e adaptações realizadas em seu pátio aberto, ampliação de espaço na biblioteca, além da colocação de grades no pátio e instalação de portão de entrada da escola que separa o acesso dos alunos do ensino infantil e do ensino fundamental I.

“A principal dificuldade era com relação à segurança das crianças. Como o pátio não tinha grades, o local ficava aberto e entravam animais e pessoas comuns no espaço. Hoje, com as grades, as crianças podem brincar livremente no pátio. Os educadores já podem incluir aquele espaço nas atividades propostas, sem preocupação, pois o local agora oferece segurança”, conta Ana Constância Nascimento, coordenadora pedagógica da escola.

Instituto SLC e Fundação Abrinq transformam a realidade das creches em Balsas - MA e Cruz Alta - RS
Escola  Arco-Íris, de Balsas, mais segura após reformas

A educadora revela a felicidade das crianças quando viram os brinquedos e livros doados pelo programa e a pintura da sala, que se transformou em brinquedoteca. “Os benefícios foram grandes. Hoje é um espaço que veio para somar ao aprendizado das crianças. A brinquedoteca, que antes não existia, foi uma alegria para as crianças que, ao entrarem pela primeira vez no espaço, puderam apreciar os brinquedos e os livros novos. Pudemos ver o brilho no olhar de cada uma delas”.

Ana Constância destaca o apoio recebido por meio do programa. “Para a nossa escola foi muito importante, pois tínhamos o espaço, porém não oferecia segurança às crianças. Agora, elas podem brincar e correr pelo pátio com tranquilidade”.

Após reformas, 80 novas vagas para as crianças

O município de Cruz Alta está localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, distante a 350 km da capital Porto Alegre, com 63.776 habitantes. A Escola Municipal de Educação Infantil Dona Amélia localiza-se na parte central da cidade. “A comunidade é bem participativa nas atividades escolares. Cruz Alta se caracteriza pela agricultura, especialmente pelo plantio da soja, criação de animais e pelo comércio local”, destaca Scheila dos Santos, diretora da unidade.

A indicação da escola ao programa foi feita pela Secretaria de Educação do município. “A escola de educação infantil Dona Amélia está localizada no centro da cidade e realiza um trabalho diferenciado com as crianças desta faixa etária. Por isso, muitas famílias procuram vagas para os seus filhos nesta unidade, mas seria necessária a ampliação e, por ser o nosso primeiro mandato e trabalharmos com o orçamento da administração anterior, não tínhamos como realizar esta obra ainda neste ano. Seria feito no próximo”, explica o secretário de educação do município, Moacir Marchesan Junior.

Em razão da necessidade de ampliação de vagas para a escola, o município cedeu a casa localizada ao lado e, assim, pôde ser construída uma passarela de ligação entre as unidades.

Instituto SLC e Fundação Abrinq transformam a realidade das creches em Balsas - MA e Cruz Alta - RS
Escola Dona Amélia ganhou novos brinquedos

“Quando surgiu o contato do Programa Creche para Todas as Crianças da Fundação Abrinq em parceria com o Instituto SLC, não vou negar, a princípio pensei que o projeto ficaria apenas no papel. Mas, tudo fluiu muito rápido e o que foi projetado, cumprido. Agradecemos e estamos muito felizes pelo programa executado e finalizado com tanta rapidez”, diz o secretário.

A obra já está terminada, sendo realizada a pintura e alguns reparos na escola. “Entramos em férias em dezembro. Em fevereiro, quando retornarmos, 80 novas vagas serão abertas para a educação infantil”, revela Moacir.

A diretora da escola conta que, além da ampliação das salas de aula, foi possível também a criação de outros espaços. “Pudemos criar a sala dos professores, de recreação para as crianças e a brinquedoteca. Recebemos a doação de brinquedos e pudemos montar salas do elo do pedagógico e a do movimento; playground com brinquedos estofados para o nosso berçário e montamos também um espaço de leitura com livros e fantoches. Estas melhorias foram de grande importância, pois agora podemos atender as crianças com mais qualidade, principalmente no inverno, pois aqui no Sul, é bem rigoroso”.

Scheila revela a felicidade no momento em que as crianças puderam conhecer os novos espaços e brinquedos. “Quando viram os brinquedos e livros ficaram encantadas, muito felizes e aproveitaram bastante. Elas adoram usar os espaços de brincar. Eles são claros e amplos e agradáveis para a diversão”.

Formações pedagógicas sobre educação infantil

Os professores das creches de Balsas e de Cruz Alta receberam uma formação pedagógica com temas voltados à educação infantil.

Valéria Ourichi, professora da escola de Cruz Alta, contou sobre a importância da capacitação e da troca de experiência obtida. “Achei muito interessante o fato de termos realizado as formações online em conjunto com a equipe de professores da escola do município de Balsas, um estado que é bem diferente do nosso e que tem outros costumes, uma outra realidade. Foi válido para todos nós”.

A professora gaúcha ressalta que o programa já está sendo colocado em prática na escola. “Preparamos um espaço lúdico, utilizando os materiais recebidos e uma sala com o circuito motor que eu utilizo para as crianças do berçário. A criança nos diz muito quando está envolvida nas brincadeiras, aprende muito”.

Jaqueline Dal Bem, professora da unidade de Balsas, destaca o quanto que as formações foram importantes para aprimorar ainda mais o convívio com as crianças. “A educação infantil é muito diversificada e apresenta inúmeras possibilidades para se trabalhar com as crianças. As formações nos auxiliaram tanto na parte didática, quanto nas brincadeiras, nas atividades de coordenação motora e nos proporcionaram um melhor desenvolvimento em sala de aula, atraindo a atenção das crianças”.

Os temas abordados ao longo da formação foram os seguintes:

• Planejamento e rotina;

• Concepção de infância;

• O brincar na educação infantil;

• Contação de histórias;

• Brincadeiras em contexto de pandemia;

• Organização de acervos;

• Protocolos sobre a COVID-19.

 

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