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Projetos de vida: uma disciplina que influencia o futuro de muitos adolescentes no Brasil

Jue, 02/12/2021 - 11:05
Projetos de vida: uma disciplina que influencia o futuro de muitos adolescentes no Brasil

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo convencional do ensino médio deve ser substituído por um mais diversificado e flexível, que possibilite ao estudante, da rede pública ou privada, escolher o itinerário que melhor condiz com seus objetivos para o futuro. Sendo assim, ao sair do ensino fundamental, cada aluno poderá escolher entre cinco itinerários formativos além das aprendizagens consideradas essenciais — presentes independentemente do itinerário escolhido.

Conheça todos os itinerários formativos: 

I – Linguagens e suas tecnologias: prevê o aprofundamento de conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes linguagens em contextos sociais e de trabalho, estruturando arranjos curriculares que permitam estudos em línguas vernáculas, estrangeiras, clássicas e indígenas, Língua Brasileira de Sinais (LIBRA), das artes, design, linguagens digitais, corporeidade, artes cênicas, roteiros, produções literárias, dentre outros, considerando o contexto local e as possibilidades de oferta pelos sistemas de ensino; 

II – Matemática e suas tecnologias: prevê o aprofundamento de conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes conceitos matemáticos em contextos sociais e de trabalho, estruturando arranjos curriculares que permitam estudos em resolução de problemas e análises complexas, funcionais e não-lineares, análise de dados estatísticos e probabilidade, geometria e topologia, robótica, automação, inteligência artificial, programação, jogos digitais, sistemas dinâmicos, dentre outros, considerando o contexto local e as possibilidades de oferta pelos sistemas de ensino; 

III – Ciências da natureza e suas tecnologias: prevê o aprofundamento de conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes conceitos em contextos sociais e de trabalho, organizando arranjos curriculares que permitam estudos em astronomia, metrologia, física geral, clássica, molecular, quântica e mecânica, instrumentação, ótica, acústica, química dos produtos naturais, análise de fenômenos físicos e químicos, meteorologia e climatologia, microbiologia, imunologia e parasitologia, ecologia, nutrição, zoologia, dentre outros, considerando o contexto local e as possibilidades de oferta pelos sistemas de ensino;

IV – Ciências humanas e sociais aplicadas: prevê o aprofundamento de conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes conceitos em contextos sociais e de trabalho, estruturando arranjos curriculares que permitam estudos em relações sociais, modelos econômicos, processos políticos, pluralidade cultural, historicidade do universo, do homem e da natureza, dentre outros, considerando o contexto local e as possibilidades de oferta pelos sistemas de ensino; 

V – Formação técnica e profissional: prevê o desenvolvimento de programas educacionais inovadores e atualizados que promovam efetivamente a qualificação profissional dos estudantes para o mundo do trabalho, objetivando sua habilitação profissional tanto para o desenvolvimento de vida e carreira quanto para adaptar-se às novas condições ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo e suas contínuas transformações, em condições de competitividade, produtividade e inovação, considerando o contexto local e as possiblidades de oferta pelos sistemas de ensino. 

Para que os estudantes cheguem ao ensino médio aptos para escolherem o itinerário que melhor condiz com seus objetivos, a BNCC também prevê, para todos os alunos do ensino fundamental II, a criação de um projeto de vida, que contempla uma das 10 competências que todas escolas devem seguir ao planejar e aplicar as atividades pedagógicas. 

O projeto de vida tem como objetivo estimular o protagonismo e a autoria dos alunos para que se reconheçam como sujeitos, identifiquem suas potencialidades e cheguem mais preparados e decididos ao ensino médio. 

Fundação Abrinq em prol da aprendizagem

Para ajudar os professores e, consequentemente, os alunos na compreensão e elaboração dos projetos de vida, a Fundação Abrinq desenvolve, desde o início deste ano, o Projeto Construindo Futuros. Atualmente o projeto está presente em 11 escolas estaduais dos municípios de Cotia e Carapicuíba, em São Paulo. 

“É muito positivo termos um documento que estabelece padrões de qualidade, no entanto, é necessário prepararmos os profissionais que estão na linha de frente da Educação para que consigam colocar em prática todas as competências previstas pela BNCC. O Projeto Construindo Futuros vai ao encontro dessa necessidade, nós preparamos os profissionais para trabalharem, da melhor maneira possível, a competência seis, sobre os projetos de vida, com os adolescentes”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Formação como estratégia de qualidade

Uma das atividades realizadas pela Fundação Abrinq, por meio do Projeto Construindo Futuros, é a formação dos profissionais de Educação para que estejam preparados para trabalharem o desenvolvimento de projetos de vida com os estudantes.  

“O projeto de vida é o carro-chefe. A partir do momento que você tem noção do que é o projeto de vida e a importância que ele tem para determinado aluno é o que vai refletir no seu planejamento, porque quando eu sento para planejar, eu tenho que pensar em ações e estratégias que vão refletir no projeto de vida desse estudante. Nós temos que pensar muito nessa questão”, explica Fábio Nascimento, professor da Escola Estadual Dr. Benedito de Lima Tucunduva.

Os profissionais das escolas participantes, que aplicam a disciplina com os alunos, recebem uma formação composta por oito aulas, presenciais e online, que propõem diferentes reflexões: 

Aula 1: A função do educador e a adolescência 
Aula 2: BNCC na prática
Aula 3: Projeto de vida e ações interdisciplinares 
Aula 4: Desenvolvimento de projeto de vida 
Aula 5: Habilidades socioemocionais
Aula 6: Atividade prática de resolução de problemas
Aula 7: Processos avaliativos 
Aula 8: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

“Eu falo para os meus alunos que nós temos que sonhar. Se não sonhamos, nós estamos mortos. E tudo nós precisamos planejar, pensar em como podemos chegar lá, independentemente de qualquer coisa, na vida nós temos que planejar tudo nem que seja da forma mais simples”, comenta Miriam Rigolin, professora da Escola Estadual Roque Celestino Pires.

Projetos de vida: uma disciplina que influencia o futuro de muitos adolescentes no Brasil
Professores durante a aula oito: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizada em parceria com a Estratégia ODS. 

Em paralelo a formação, os professores foram aplicando os conhecimentos adquiridos em cada aula com seus alunos.

“Essas atividades, levadas para sala de aula, se tornam uma forma desses jovens entenderem mais sobre a realidade onde estão inseridos, tendo um entendimento melhor de como podem atuar no mundo do trabalho. Pode ser em organizações sociais, empresas, tendo um empreendimento ou um empreendimento com impacto social, ao abrir esse leque de oportunidades fica mais fácil que cada identidade, de cada adolescente, seja valorizada na sala de aula, para que ele consiga trilhar seus próprios caminhos, entendendo que ele também favorece para o desenvolvimento de um todo”, afirma Silvia Sá, sócia e consultora da Mandaçaia Social, responsável pela aplicação da aula oito aos profissionais. 

Roda Viva das Profissões

Como atividade final do Projeto Construindo Futuros, a Fundação Abrinq realizou, com o apoio da Estratégia ODS, o evento Roda Viva das Profissões em todas as escolas participantes. A iniciativa teve como objetivo apresentar diferentes profissões e áreas aos estudantes. Para isso, contou com a presença de diversos voluntários, de diferentes áreas, que compartilharam suas trajetórias até conseguirem realizar seus sonhos.

Os eventos também contaram com a participação do MC Lucas Afonso, representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias 2016, realizada na França, e musicoterapeuta que cresceu na zona leste de São Paulo – SP: “Foram a partir de atividades como essa, que estimulam na escola, que a minha caminhada começou a mudar. Eu acredito que esse é um momento de trocas e há uma importância tanto para os alunos quanto para nós. Pode ser que inspire alguém, gere identificação com o depoimento do outro e isso fortalece em vários sentidos, seja um direcionamento, uma realização profissional, ou no sentido da autoestima, de se identificar com a condição do outro, pensar que se aquelas pessoas, que têm algo em comum comigo, sonharam e conquistaram, eu também consigo”, esclarece. 

Durante o evento na Escola Estadual (E.E.) Desembargador Edgard de Moura Bittencourt, Jhonatan, conhecido pelos amigos como Jhony, viu em Lucas a inspiração e o incentivo que faltavam. O adolescente de apenas 15 anos também sonha em se tornar um MC e conta que até já produziu músicas autorais.

“Estou sempre ouvindo música, eu penso as minhas e já coloco no papel. Eu tenho um canal no YouTube, quando comecei eu era muito tímido, agora já tenho 369 inscritos. Não esperava encontrar um MC aqui, quando ele se apresentou, eu não acreditei. Eu achei demais, me identifiquei com ele, é uma pessoa que fez todos sorrirem aqui na sala, fez batidas e todos se encaixaram na música. Ele é demais”, compartilha Jhony. 

Vitoria, de 15 anos, também teve um ótimo exemplo durante o evento: “Tenho muita vontade de ser advogada e também gostaria de ser empreendedora. Achei interessante, na palestra, a história de vida do MC Lucas, como ele acreditou nos sonhos dele e não desistiu” comenta. 

Ao ser questionado qual conselho daria aos adolescentes, Lucas não pensou duas vezes ao responder: “Sonhe mesmo, sonhe grande, acredite no que você quer e vai para cima. Uma coisa que eu tenho falado muito nas escolas é sobre a importância de estudar, às vezes nós temos uma certa barreira, eu tinha uma certa barreira com a ideia de estudar, pensava que como eu queria ser MC não precisava estudar e hoje eu afirmo com todas as letras que o estudo é o caminho, é um atalho para qualquer profissão, qualquer categoria, do advogado, médico ao MC, o estudo é o caminho. Nem sempre ele tem relação com uma instituição, mas ele é necessário. Então o recado é esse, sonhe alto, vai para cima do que você acredita, mas faça por onde para isso acontecer”, finaliza. 

Projetos de vida: uma disciplina que influencia o futuro de muitos adolescentes no Brasil
Evento Roda Vida das Profissões na E.E Prof. Manoel da Conceição Santos.

Veja todas as fotos do evento aqui.

Conheça as escolas participantes do Projeto Construindo Futuros

Escolas do município de Carapicuíba – SP: 

•    E.E. Basílio Bosniac;
•    E.E. Desembargador Edgard de Moura Bittencourt; 
•    E.E. Dr. Benedito de Lima Tucunduva;
•    E.E. Hadlas Feres Professora; 
•    E.E. Prof. Manoel da Conceição Santos. 

Escolas do município de Cotia – SP: 

•    E.E. Ary Bouzan; 
•    E.E. Prof. Carlos Dias de Sant Anna;
•    E.E. República da Costa Rica;
•    E.E. Roque Celestino Pires; 
•    E.E. Sidrônia Nunes Pires; 
•    E.E. Zacarias Antônio da Silva.

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