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Fundação Abrinq financia novos projetos voltados para adolescentes

Lun, 16/05/2022 - 14:27
Fundação Abrinq financia novos projetos voltados para adolescentes

Período de estudos, convívio social, integração e descobertas, a adolescência é uma fase de constantes transformações. Em processo de desenvolvimento, o adolescente passa por diversos sentimentos e características nessa etapa da vida.

Projetos culturais que ofereçam oportunidades de encontros entre os adolescentes podem promover momentos importantes para o período que estão vivendo. As atividades podem refletir sobre as diferenças, incentivar a participação por meio de variadas plataformas e até estabelecer momentos para que eles opinem e deem ideias sobre o conteúdo e o que pode ser feito em grupo, aumentando ainda mais a integração entre eles.

Dois bons exemplos são os projetos #QualASuaBio e Mudando a História, desenvolvidos este ano, em parceria com a empresa A Cor e voltados ao público adolescente. O primeiro, tem o objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento de habilidades emocionais, sociais e cognitivas dos adolescentes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. O segundo, tem como proposta potencializar o protagonismo juvenil por meio da prática de mediação de leitura em espaços da comunidade.

No dia 30 de abril, aconteceu em São Paulo – SP, o primeiro encontro dos alunos que fazem parte dos dois projetos, possibilitando a conexão entre os adolescentes e estimulando o conhecimento de espaços culturais da capital.

#QualASuaBio

A iniciativa reuniu 80 adolescentes, de 12 a 17 anos, no Centro Cultural de São Paulo (CCSP), em São Paulo - SP. Participaram alunos do Centro Cultural Nossa Senhora do Bom Parto, Colégio Equipe e Escola Estadual Chibata Miyakoshi, localizados na capital paulista.

Em uma das atividades propostas, os adolescentes foram divididos em grupos mistos e elaboraram um painel onde expressaram quem são os jovens da atualidade, quais são os sonhos e pretensões para o futuro. Ao final, interagiram sobre a atividade e trocaram impressões.

qualasuabio
Adolescentes participam de atividade realizada no Centro Cultural de São Paulo

Marcia Wada, coordenadora da A Cor, destaca a relevância do projeto para os adolescentes de hoje. “Temos detectado que eles não estão com muita perspectiva de futuro, independente da classe social. Isso se acentuou com a pandemia. O projeto irá ajudá-los a interagir entre si por meio de encontros e da discussão de temas importantes da atualidade”.

Além das iniciativas pedagógicas, realizaram também um passeio cultural em espaços da região da Avenida Paulista. Os adolescentes foram divididos em três grupos e cada um pôde conhecer um local diferente: SESC Paulista, Itaú Cultural e Japan House.

“Durante o passeio, identificamos que alguns deles nunca tiveram a oportunidade de estar naquela avenida, que é bastante significativa para a cidade, ou entrado no elevador de um edifício e almoçado em um restaurante. A iniciativa possibilitou a descoberta e conexão entre adolescentes de diversas realidades. Juntos, eles criam uma nova comunidade, em que expressam de diferentes formas os seus sonhos e ideias”, explica Marcia.

O projeto trabalha o diálogo, a cooperação e o autoconhecimento por meio de discussões em grupo, visitas a espaços culturais, leituras e reflexões sobre poemas, contos e crônicas de autores nacionais e internacionais desenvolvendo a sensibilidade para a literatura.

Projeto Mudando a História

Desenvolvido de 2001 a 2012 pela Fundação Abrinq, o Projeto Mudando a História foi retomado em 2022 com o objetivo de oferecer a 180 adolescentes de 11 a 17 anos de instituições de São Paulo - SP, a oportunidade de trocarem experiências e realizarem a mediação de leitura de textos literários para bebês e crianças de organizações da sociedade civil, ampliando a participação ativa na comunidade em que vivem.

mudando a história
Projeto Mudando a História promove a formação de mediação de leitura

Dentre as organizações parceiras do projeto, estão:

Associação Lar Maria Sininha – Eldorado

Centro da Criança e do Adolescente Santa Rosa de Lima – Jardim Elba

Centro da Criança e do Adolescente São Pedro Apóstolo – Vila Prudente

Centro da Criança e do Adolescente Perseverança Maria da Silva – Sapopemba

Centro Educacional Comunitário Maria Cursi – Cidade São Mateus

Centro Educacional Comunitário Tabor – Colônia (Zona Leste)

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes – Taboão da Serra

Instituto Anchieta Grajaú – Parque São Miguel

Instituto Equipe Cultura e Cidadania - Higienópolis

As atividades privilegiam o diálogo e a cooperação. Os adolescentes participam de formações de mediação de leitura e visitas a espaços culturais, com o objetivo de ampliar a visão de mundo e as possibilidades de inserção e deslocamento no espaço urbano.

O primeiro encontro aconteceu na Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na região central de São Paulo - SP. Com o acompanhamento de professores e educadores das instituições, 53 adolescentes conheceram as dependências biblioteca e puderam explorar o acervo de livros disponíveis. Em seguida, foi realizada reflexão sobre o significado da obra escolhida e conceitos da mediação de leitura.

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