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Fundação Abrinq fortalece protagonismo de adolescentes por meio da leitura

Mié, 24/08/2022 - 10:25
Fundação Abrinq fortalece protagonismo de adolescentes por meio da leitura

A adolescência é um período fundamental para o desenvolvimento de uma pessoa. Durante esta fase, o ser humano experimenta diferentes descobertas, sensações e forma seu caráter e identidade.

Uma das principais ferramentas para uma boa formação dos adolescentes é a leitura. A prática é uma das principais maneiras de desenvolver os aspectos cognitivos e intelectuais em uma pessoa. E é por isso que a Fundação Abrinq, em parceria com o centro de estudos, pesquisa e assessoria a projetos e programas A Cor – Ação Cultural, promove o Projeto Mudando a História. Trata-se de uma iniciativa que forma adolescentes de 11 a 17 anos, com o objetivo de potencializar o protagonismo juvenil por meio da prática de mediação de leitura em espaços da comunidade.

De acordo com dados analisados no Observatório da Criança e do Adolescente, 78,5% dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental nos municípios de São Paulo encontram-se em defasagem nas aprendizagens de leitura e escrita. Sabendo deste problema, o projeto realizou atividades pedagógicas, que envolveram dinâmicas em grupo, apresentação de trabalhos sobre obras literárias, assim como leituras coletivas para 54 adolescentes e 14 professores de nove instituições. Esta foi a primeira turma do projeto, iniciada em abril, e contou com três formações até o momento, todas realizadas na cidade de São Paulo: a primeira na exposição permanente da vida e obra de Monteiro Lobato; a segunda, na biblioteca Monteiro Lobato e no SESC Consolação; já o terceiro encontro aconteceu no Centro Cultural Tendal da Lapa.

“Participar como educadora no Projeto Mudando a História tem me alegrado e motivado: a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de atividades versando sobre leitura e acompanhar a ampliação do repertório cultural dos estudantes, por meio das visitas monitoradas, faz com que vislumbre um futuro mais feliz e digno para todos eles”, explica Maria Gabriela, professora.

Em julho, a Fundação Abrinq e A Cor iniciaram as formações para uma segunda turma. Até o momento já foram realizadas duas formações nas dependências da Biblioteca Raul Bopp, no Parque da Aclimação. Assim como aconteceu com a primeira turma, durante o processo de formação dos jovens, os professores também são estimulados a realizar uma imersão nas literaturas propostas, sendo corresponsáveis no acompanhamento das formações e supervisão, coparticipando de todos as atividades. Dessa forma, podem planejar juntamente com os jovens as sessões de mediação de leitura a serem realizadas.

Já em agosto, uma terceira turma foi criada com formações na Universidade Presbiteriana Mackenzie e visita cultural no SESC Consolação.

Os três grupos seguirão com atividades de formação até novembro deste ano. A Fundação Abrinq espera que os adolescentes, como mediadores, possam compartilhar a literatura para crianças, de 0 a 11 anos, que frequentam creches, escolas de educação infantil ou instituições de atendimento à infância e estão em situação de vulnerabilidade social. 

De acordo com Marcelina Paim, gerente de serviço no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Rosa de Lima, “Participar do Projeto Mudando a História é uma experiência desafiadora, importante e necessária para nossos adolescentes. Para alguns foi a primeira vez que andaram de transporte coletivo e perceberam a diferença do local onde moram para ambientes próximos do centro. É assim que surgiram questionamentos sobre as desigualdades e diferenças. Mas quando estão em atividades do projeto, se comportam bem. As crianças adoram e querem mais, fazem brincadeiras e tornam o momento especial. Sou suspeita ao falar desse projeto, pois o retorno foi além do que imaginei para a nossa realidade tão desfavorecida e vulnerável”.

Até o final de junho, 274 crianças, entre 0 e 10 anos, foram atendidas, com uma média de sete crianças por cada adolescente mediador de leitura. A expectativa é formar 180 adolescentes como mediadores com a conclusão das três turmas, ampliando uma participação ativa na comunidade e fortalecendo sua visão de mundo. Para conhecer mais informações sobre a iniciativa acesse aqui.

Conheça mais sobre atividades já realizadas no projeto: 

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