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A alfabetização e sua importância para o futuro das crianças

Jue, 08/09/2022 - 14:42
A alfabetização e sua importância para o futuro das crianças

Com o objetivo de influenciar e fortalecer a alfabetização em todo o mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), instituíram, em 8 de setembro de 1967, o Dia Mundial da Alfabetização.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados e disponíveis no Observatório da Criança e do Adolescente da Fundação Abrinq, o Brasil possuía, em 2019, 6,7% de sua população não alfabetizada, cerca de 11 milhões de habitantes. Esse número já foi maior, chegando a 11,1% em 2005, no início do levantamento.

Segundo a Constituição Federal, a Educação é um direito de todos os cidadãos brasileiros, e dever do Estado e da família. Por isso, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024 o Brasil deve erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. O plano também estabelece a meta de alfabetização de todas as crianças até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Mas o que significa “alfabetização”?

Trata-se do processo de aprendizagem onde se desenvolve as habilidades de ler e escrever de maneira adequada, além de utilizá-las como código de comunicação na sociedade. É uma das etapas mais importantes para a criança na Primeira Infância, onde a aprendizagem acontece por meio de brincadeiras e outras atividades lúdicas.

A habilidade de saber ler e escrever pode mudar o futuro de uma criança e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável, além de ser essencial para novas oportunidades ao longo da vida, seja no âmbito cultural, de lazer e, até mesmo, no mercado de trabalho, com melhoria da qualidade de vida.

A importância dos professores e das escolas no processo

Cada criança é única. Consequentemente, são educadas de maneiras diferentes e possuem vivências singulares, através de sua convivência familiar ou da socialização em outros espaços de convivência. Com a tecnologia presente de forma cada vez mais intensa e precoce, as crianças passaram a ter múltiplas ferramentas para aprender.

No entanto, a escola e os professores permanecem com um papel central no aprendizado e na alfabetização das crianças. E para isso, além do conhecimento, é importante que tenham empatia, entendendo que o aprendizado acontece por meio de diferentes fatores, como a socialização com outras crianças, relação da criança com a iniciação na leitura, entre outros. De acordo com Luiz Carlos Cagliari, em seu livro A mediação do professor na alfabetização, “quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, de como a criança se situa em termos de desenvolvimento emocional, de como vem evoluindo o seu processo de interação social, da natureza da realidade linguística envolvida no momento em que está acontecendo a alfabetização, mais condições terá esse professor de encaminhar de forma agradável e produtiva o processo de aprendizagem, sem os sofrimentos habituais”.

A Fundação Abrinq e sua atuação na Educação

A Fundação Abrinq possui alguns programas e projetos que atuam, diretamente, com uma melhoria na formação de professores e na condição de ensino para crianças e adolescentes. Conheça alguns deles:

Projeto Ler e Crescer

É um projeto que dissemina práticas de leitura que qualifique a atuação docente para melhoria do ensino na primeira infância. Por meio de um curso online para professores de educação infantil, o projeto entrega formações por meio de textos, vídeos e vivencias literárias, além de encontros ao vivo para compartilhamento de experiências e discussão a respeito de possíveis dúvidas sobre o conteúdo.

Projeto Construindo Futuros

É uma ação que estimula o desenvolvimento de projetos de vida dos adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental. Os adolescentes que constroem projetos de vida alinhados aos seus interesses, conseguem reconhecer a importância de aprender e identificar com maior clareza seus próximos passos na vida escolar e pessoal.

Programa Creche para Todas as Crianças

Trata-se de uma iniciativa de articulação, sensibilização e mobilização da sociedade para aumentar o acesso e melhorar a qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças. Desde 2007, amplia vagas e melhora a qualidade da educação infantil, oferecendo uma melhor infraestrutura com mais segurança e aprendizado para as crianças, além de doar acervos, realizar formações e assessoramento técnico para os profissionais das instituições que participam de suas ações. 

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