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Fundação Abrinq promove formações para profissionais da Educação no Nordeste

Lun, 03/10/2022 - 17:29
Fundação Abrinq promove formações para profissionais da Educação no Nordeste

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Creche para Todas as Crianças, abriu em fevereiro deste ano um edital, em parceria com a Fundação Salvador Arena, para reformar dez creches situadas na região Nordeste do Brasil. O programa tem como objetivo aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.

As obras já começaram em todas as creches participantes e, quando concluídas, serão responsáveis por beneficiar mais de 1.400 crianças da região. Confira abaixo a lista com nome e localização das organizações selecionadas e clique aqui para saber mais sobre cada uma delas.

  • Associação Educacional e Cultural Estação Criança – Salvador – BA;
  • Associação de Pais e Mestres do Parque Florestal e Adjacências – Camaçari – BA;
  • Centro de Educação Infantil da Ladeira – Itapipoca – CE;
  • Creche Comunitária Nossa Senhora da Boa Viagem Entra a Pulso – Recife – PE;
  • Creche Construindo o Saber – Fortaleza – CE;
  • Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja – Salvador – BA;
  • Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira – Bezerros – PE;
  • Creche Municipal Pequeno Príncipe – Bezerros – PE;
  • Creche Novo Amanhecer – Fortaleza – CE;
  • Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz – Caucaia – CE.

Encontros Formativos

Junto com as reformas, a Fundação Abrinq tem promovido encontros formativos com os profissionais das creches para que aprimorem suas práticas pedagógicas e, assim, qualifiquem o atendimento às crianças. As formações são divididas em quatro módulos e têm previsão para durarem até outubro.

Para Geisirlane Cerqueira, gestora de educação infantil na Creche Escola Beneficente Comunitária Tia Deja: “Os encontros formativos estão contribuindo para uma abertura de visão com novos conhecimentos, em que podemos proporcionar aos nossos educadores outros saberes por meio das trocas de experiência e das ideias adquiridas”.

O primeiro módulo, chamado Gestão participativa na creche, composto por cinco aulas, retratou temas como os saberes e fazeres da gestão educacional, projeto pedagógico e avaliação escolar. Foi dividido em dois períodos, acontecendo nos dias 21 de junho e 30 de julho.

O segundo, Formação e práticas docentes, ocorreu no mês de agosto, nos dias 9 e 25, sendo composto por quatro aulas sobre a temática. Os encontros falaram sobre a concepção de infância, a importância do brincar, organização dos espaços na creche, entre outros.

Prática com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos locais é o assunto do terceiro módulo, que teve três aulas divididas entre os dias 9 e 29 de setembro. A ideia deste tema é compreender melhor como a BNCC funciona na prática e quais oportunidades as creches têm, com a nova Base, para planejar o desenvolvimento das crianças.

Por último, três aulas serão oferecidas no dia 4 de outubro sobre o tema Educação inclusiva, quando serão abordados o projeto pedagógico para uma educação inclusiva, a construção de redes de apoio e outros assuntos relacionados.

“Agradeço muito à Fundação Abrinq, não só pela reforma, mas também pelo acompanhamento formativo e da instituição para a melhoria da qualidade do ensino das crianças”, finaliza Maria Bernadete, gestora de educação infantil no Núcleo de Educação e Desenvolvimento Infantil Crescer Feliz.

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