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O papel da escola para evitar que alunos abandonem os estudos

Vie, 25/11/2022 - 11:20
O papel da escola para evitar que alunos abandonem os estudos

O acesso ao ensino de qualidade em todas as etapas da Educação Básica ainda é um dos principais desafios enfrentados pelo País na formação de crianças e adolescentes. E um dos maiores problemas tem nome: abandono escolar. A pandemia de COVID-19 foi uma das principais responsáveis pelo aumento da taxa de abandono escolar após dez anos de queda.

Entretanto, mesmo diante de inúmeros obstáculos, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, contido na Agenda 2030 (saiba mais clicando aqui), tem, por definição, a necessidade de “assegurar a Educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Para alcançar esta meta, a sociedade brasileira precisa da união e ação conjunta de governos, organizações da sociedade civil, empresas, famílias, professores e escolas.

A importância da escola para além do aprendizado

O papel da escola na Educação vai muito além das aulas. É no ambiente escolar que a criança tem o primeiro contato com a socialização fora do âmbito familiar. Também aprende regras de convivência e é preparada para as mais diversas demandas sociais que surgirão ao longo da vida. Já o adolescente recebe o conhecimento necessário para decidir o que pretende fazer na vida adulta e dar os seus primeiros passos em direção aos seus objetivos.

No entanto, é importante ressaltar que em um país continental como o Brasil, as escolas possuem diferenças estruturais entre as regiões. Para que haja, de fato, uma Educação para todos, inclusiva e de qualidade, é preciso pensar em uma modernização e adaptação das estruturas físicas das escolas. Também é necessário que professores estejam preparados para trabalhar com diferentes formas de aprendizagem, respeitando cada aluno individualmente. Mas, por conta de tantas diferenças, inclusive financeiras, boa parte das escolas não possui o investimento e a estrutura para realizar todos esses processos. Este é um dos fatores que aprofunda mais a desigualdade social na Educação.

São inúmeras as causas que podem ocasionar o abandono escolar. Além da pandemia, problemas como o trabalho infantil, a gravidez na adolescência e a falta de acesso/estrutura estão entre os principais motivos que impedem a continuidade da vida escolar de muitos jovens. Dessa forma, sabendo que o problema pode ter diversas causas, é fundamental que a escola, de acordo com a sua realidade, seja mais presente na vida dos alunos e entenda as necessidades de cada um. 

As consequências do abandono escolar

Os problemas sociais são, ao mesmo tempo, causa e consequência do abandono escolar. Por conta de dificuldades relacionadas às desigualdades sociais, como falta de acesso, estruturas precárias e problemas domésticos, entre outras, ocorre o abandono. O aluno, por sua vez, não é capacitado para o mercado de trabalho, o que vai levar a empregos com baixa remuneração e/ou desemprego, originando, novamente, uma situação de desigualdade social. É um ciclo que se repete ao longo das vidas de muitos brasileiros.

Por isso, é fundamental que professores, coordenadores pedagógicos e familiares acompanhem o dia a dia e o processo de aprendizagem dos alunos. É necessário que a escola seja interessante para a criança e o adolescente, além de demonstrar os motivos pelos quais sua participação ativa nas aulas é importante para o presente e o futuro.

Se o abandono acontecer nos primeiros anos da educação básica, pode, inclusive, comprometer o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural das crianças.

Caminhos possíveis

A decisão de abandonar os estudos varia de acordo com a realidade de cada aluno. Todavia, geralmente, é construída e tomada lentamente, impulsionada por diversos problemas sociais e emocionais. Além dos fatores externos, como problemas financeiros e de relacionamentos com familiares, questões internas da convivência do aluno na escola também podem contribuir com o abandono. Discussões e brigas com professores, falta de adaptação à aprendizagem, reprovações, preconceito e bullying são apenas alguns dos obstáculos que podem aparecer durante a vida escolar de crianças e adolescentes.

Como a questão é ampla e complexa, os representantes da escola podem se basear em alguns pontos para identificar potenciais casos de abandono e, até mesmo, reverter a situação de alguns alunos, integrando-os novamente à rotina escolar. Aqui vão algumas dicas: 

1. Identificar as principais causas do abandono na região

Os motivos podem variar de acordo com a realidade de cada local, família ou aluno. Por isso, o corpo docente das escolas deve interagir com os alunos, conhecer mais sobre suas histórias e identificar as principais preocupações que afetam a rotina de cada indivíduo. Dessa forma, podem pensar em medidas e campanhas para apoiar o jovem a superar esses problemas.

2. O motivo é interno ou externo?

Causas internas podem ser resolvidas dentro da própria escola. Problemas de relacionamento podem ser corrigidos ou amenizados por meio do diálogo. Já a falta de infraestrutura precisa ser identificada e sanada para melhor convivência de todos.

Se a causa for externa, será necessário que a escola firme uma parceria com os responsáveis pelo aluno para entender melhor a situação e identificar o melhor caminho a ser seguido.

3. Encontrar soluções possíveis

Após identificar os principais problemas, o que é possível fazer? Mesmo com realidades distintas, escolas e secretarias da Educação podem promover esforços em alguns pontos:

- Realização de aulas de reforço para alunos com dificuldade para se adaptar ao modelo de aprendizagem escolar;
- Reuniões com pais e responsáveis para saber mais sobre o aluno fora do ambiente escolar;
- Campanhas socioeducativas internas para conscientização de alunos;
- Criação de parcerias para facilitar o acesso às escolas de difícil acesso;
- Qualificação de professores em parceria com a Secretaria da Educação

4. Busca ativa escolar

Para recuperar alunos que já abandonaram os estudos, a gestão escolar pode unir esforços com a gestão municipal para identificar casos de adolescentes fora da escola na região. Assim acontece a busca ativa escolar, uma rede de proteção intersetorial que toma as medidas cabíveis para localizar os jovens e auxiliá-los a retornar à sala de aula.

A Educação é o caminho para um futuro melhor

O abandono escolar é uma realidade presente em todo o território brasileiro e foi intensificada devido à pandemia de COVID-19 e diversos outros problemas sociais. Por isso, um esforço conjunto entre diferentes setores da sociedade é fundamental para que crianças e adolescentes retornem às escolas e possam ter melhores condições de se desenvolver e ter uma vida melhor.

 

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