No último dia 12, a Fundação Abrinq convidou especialistas em Educação, Saúde e parcerias para discutir alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante um webinar que fez parte do High Level Political Forum, um evento da Organização das Nações Unidas para discutir e debater os avanços regionais e mundiais em relação à Agenda 2030.
Atualmente, de acordo com dados compilados no Cenário da Infância e Adolescência no Brasil de 2023, o Brasil possui 10,6 milhões de crianças e adolescentes em situação de extrema pobreza. A mortalidade materna atingiu o número de 110.2 mortes a cada 100.000 crianças nascidas vivas. Enquanto isso, a evasão escolar também aumentou durante a pandemia de COVID-19.
Sabendo disso, a Fundação Abrinq realizou o evento 2030 Agenda and the future of children in Brazil: What needs to be done to achieve the goals, para discutir com os especialistas sobre algumas maneiras de alcançar a implementação das metas dos ODS, assim como possíveis caminhos de recuperação dos danos causados pela pandemia.
O evento foi mediado por Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, que abriu a transmissão com uma breve apresentação sobre a organização e o que tem sido feito em prol das crianças e dos adolescentes no Brasil. Em seguida, foi a vez de Naercio Menezes, coordenador da Cátedra Ruth Cardoso e pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, que apresentou um breve panorama sobre a desigualdade social e financeira no país, ressaltando a necessidade de que todos tenham as mesmas oportunidades durante a vida e também abordou os problemas educacionais no Brasil.
Em seguida, foi a vez de Agatha Rodrigues, coordenadora do Observatório Obstétrico Brasileiro, que falou sobre a situação da saúde das mães, principalmente durante a pandemia e o cenário atual, apresentando as principais lições aprendidas durante o período.
O evento também contou com a participação de Karina Ribeiro, que dialogou sobre o papel das vacinas em relação às crianças e como estão relacionadas aos ODS. O último participante a se apresentar foi Guilherme Amorim Campos da Silva, parceiro e advogado no escritório de advocacia Rubens Naves Santos Junior, que abordou a importância de realizar parcerias para atingir as metas da Agenda 2030, além dos impactos da pandemia para o alcance dos ODS.
No final do evento, os especialistas puderam responder algumas perguntas do público.
Você pode assistir à gravação do evento na íntegra, em inglês, no vídeo abaixo: