Notícias

Pesquisa da Fundação Abrinq busca entender a percepção dos adolescentes em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Jue, 03/08/2023 - 09:58
Pesquisa da Fundação Abrinq busca entender a percepção dos adolescentes em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em uma ação para entender a percepção dos adolescentes em relação à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Fundação Abrinq abre espaço para que adolescentes de 14 a 18 anos participem de uma pesquisa sobre a sua percepção em relação aos conceitos de sustentabilidade e como eles impactam suas vidas cotidianas. Trata-se de uma maneira de verificar como a geração enxerga os desafios globais e o papel dos ODS na construção de um futuro sustentável.

A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com a Rede Conhecimento Social, organização sem fins lucrativos que promove a participação social por meio da construção coletiva de conhecimento. Em conjunto com a Fundação Abrinq, a instituição adaptou a pesquisa para que ficasse adequada ao contexto social e à vivência dos adolescentes no País.

Os ODS são uma agenda global estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), composta por 17 objetivos e 169 metas que visam abordar questões cruciais, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, acesso à Educação, Saúde de qualidade, energia limpa, proteção ao meio ambiente, entre outras áreas fundamentais para um mundo mais justo e igual para todos.

Esta pesquisa tem como foco central os adolescentes que desempenham um papel fundamental na construção do futuro, uma vez que eles terão que lidar com as consequências dos rumos de desenvolvimento proposto no presente. Por meio do questionário será possível explorar suas percepções, conhecimentos e atitudes em relação aos ODS, entendendo um pouco mais sobre o perfil deste recorte populacional em relação às questões sociais e ambientais.

A divulgação dos resultados da pesquisa será um passo importante para a Fundação Abrinq e outras instituições interessadas promoverem a inclusão e valorizarem a perspectiva dos adolescentes no desenvolvimento de ações que abordem os desafios globais. Trata-se de uma oportunidade para os tomadores de decisão compreenderem melhor as necessidades, expectativas e demandas dessa geração, a fim de promoverem mudanças efetivas e orientadas para o futuro.

Se você tem de 14 a 18 anos, clique aqui para participar da pesquisa.

De acordo com Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, “ao envolver ativamente os adolescentes na construção de um mundo mais sustentável, estaremos fortalecendo as bases para um futuro mais próspero e equitativo, no qual as metas dos ODS possam ser alcançadas em sua plenitude”.

Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq para ficar por dentro da divulgação dos resultados da pesquisa!