Notícias

Fundação Abrinq participa de evento da ONU, em Nova Iorque

Jue, 01/02/2024 - 15:39
Fundação Abrinq participa de evento da ONU, em Nova Iorque

No dia 30 de janeiro, a Fundação Abrinq marcou presença no Fórum de Parcerias do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, o ECOSOC, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Na ocasião, estiveram presentes diversos países, organizações da sociedade civil de todo o mundo, e outros stakeholders.

Com o tema Fortalecendo a Agenda 2030 e erradicando a pobreza em tempos de múltiplas crises: a entrega efetiva de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras, o evento procurou dar ênfase especial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cujas ações para os respectivos cumprimentos serão analisados e revistos na Reunião de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2024. Dessa forma, foram pautas os ODS 1 – Erradicação da pobreza, 2 – Fome zero e agricultura sustentável, 13 – Ação contra a mudança global do clima, 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e 17 – Parcerias e meios de implementação.

Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq, representou a organização no evento e começou falando um pouco sobre a atuação e o papel da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) para o cumprimento dos ODS. “Alinhada com o Objetivo 17, a CNODS foi reiniciada em 2023 e visa implementar a Agenda 2030 no Brasil em parceria com 42 organizações da sociedade civil, incluindo a Fundação Abrinq”, conta.

Graça também exaltou os compromissos reafirmados pelo Brasil com a Agenda 2030, que adotou uma abordagem inovadora ao propor o ODS 18 – Igualdade étnico-racial. Este objetivo foca na promoção da igualdade racial e inclui aspectos que afetam especialmente os povos indígenas e a população negra.

Por fim, o superintendente revelou para os presentes um novo conceito a ser adotado pela Fundação Abrinq em breve: os Créditos Sociais, que funcionam de forma semelhante aos créditos de carbono. “Enquanto os créditos de carbono visam principalmente financiar a redução das emissões de gases de efeito estufa globalmente para combater as mudanças climáticas, os Créditos Sociais visam reduzir as desigualdades sociais em regiões afetadas por questões climáticas ou outras vulnerabilidades sociais”, explica.

A Fundação Abrinq, em parceria com a empresa de auditoria, consultoria e tributos Grant Thornton, lançará a primeira emissão de créditos sociais no mundo em breve, contando com o apoio do Consulado Geral Britânico em São Paulo e do Ministério das Relações Exteriores Britânico.

Para assistir ao Fórum de Parcerias do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas na íntegra, acesse o site do evento e confira a participação da Fundação Abrinq a partir do tempo 02:16:50.