Notícias

O que são Créditos Sociais e quais suas vantagens?

Vie, 02/02/2024 - 09:24
O que são Créditos Sociais e quais suas vantagens?

Neste ano, a Fundação Abrinq, em parceria com a empresa de auditoria, consultoria e tributos Grant Thornton, lançará a primeira emissão de Créditos Sociais no mundo. A inovação tem tudo para não ser apenas uma ferramenta de captação de recursos, mas também de contribuição para o cumprimento da Agenda 2030.

Mas o que são os Créditos Sociais?

O conceito foi apresentado publicamente no dia 30 de janeiro, no Fórum de Parcerias do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, o ECOSOC, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Na ocasião, Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq, foi um dos convidados.

Durante a sua fala no evento, Graça revelou que a ferramenta tem um modo de funcionamento semelhante aos famosos créditos de carbono. “Enquanto os créditos de carbono visam principalmente financiar a redução das emissões de gases de efeito estufa globalmente para combater as mudanças climáticas, os Créditos Sociais visam reduzir as desigualdades sociais em regiões afetadas por questões climáticas ou outras vulnerabilidades sociais”, explica.

O novo projeto da Fundação Abrinq já tem o apoio do Consulado Geral Britânico em São Paulo e do Ministério das Relações Exteriores Britânico, sendo, em suma, uma forma de empresas que não fazem ações de responsabilidade social apoiarem as iniciativas de outras.

Quais as vantagens dos Créditos Sociais?

Os Créditos Sociais trazem muitas vantagens, pois facilitam o financiamento de projetos sociais a partir da parceria entre empresas que têm dinheiro, mas não conseguem realizar inciativas próprias, e aquelas que possuem iniciativas, mas não dispõem de recursos financeiros. Além disso, os projetos financiados precisam estar de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que estimula o cumprimento da Agenda 2030.

Para este primeiro momento, serão emitidos R$ 60 milhões em Créditos Sociais voltados para a reforma de creches entre os anos de 2024 e 2030. Com o apoio, a meta é que 40 creches sejam contempladas, 1.500 crianças e famílias sejam beneficiadas e 1.500 professores sejam formados.

Acompanhe o site da Fundação Abrinq para não perder nenhuma novidade sobre os Créditos Sociais.