Notícias

A importância das creches para o desenvolvimento das crianças

Jue, 07/03/2024 - 09:14
A importância das creches para o desenvolvimento das crianças

As creches desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças nos aspectos cognitivo, emocional, social e físico, moldando suas jornadas desde cedo. Para compreender mais a fundo o assunto, a Fundação Abrinq conversou com Letícia Nascimento, professora doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora dos campos da Educação Infantil, com destaque à creche, e da sociologia da infância.

As creches como estímulo a habilidades essenciais

Em primeiro lugar, a professora destaca a importância das creches como espaços de aprendizado e cuidado, fundamentais na formação das crianças. "É um espaço de educação e cuidado das crianças pequenas e constitui, junto com a pré-escola, a primeira etapa da educação básica", explica.

Já no que tange ao desenvolvimento cognitivo, as creches oferecem estímulos e oportunidades de aprendizado que contribuem para a construção do conhecimento infantil. A pesquisadora conta que, por meio de atividades lúdicas e interativas, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvendo habilidades de observação, raciocínio e resolução de problemas.

Além disso, as creches proporcionam um ambiente propício para o desenvolvimento emocional das crianças. Ao interagirem com seus pares e educadores, elas aprendem a expressar emoções, a lidar com conflitos e a desenvolver empatia, habilidades fundamentais para a sua saúde emocional ao longo da vida.

A importância das creches para o desenvolvimento das crianças


Quando se olha pelo âmbito social, as creches desempenham um papel crucial na formação de vínculos e na socialização dos pequenos. "É espaço de convivência coletiva, com outras crianças da mesma idade e de idades diferentes, em ambientes organizados para ações e atividades diferentes daquelas vividas em casa, com adultos que têm uma intencionalidade na organização, inclusive do tempo e espaço, para a exploração do mundo", destaca Letícia.

As creches também representam um importante apoio à conciliação entre trabalho e vida familiar. "Para as famílias, é um lugar seguro para deixar suas crianças", ressalta a professora. Ao contar com um local confiável para deixar seus filhos, os pais podem se dedicar às suas atividades profissionais com tranquilidade, sabendo que eles estão bem cuidados e em um ambiente estimulante.

Desafios enfrentados pelos profissionais das creches

Entretanto, os educadores de creche enfrentam diversos empecilhos no exercício de suas funções. "Os desafios enfrentados pelos educadores passam principalmente pela aparente desvalorização de seu trabalho. Apesar da pesquisa e da legislação, as crianças pequenas e, portanto, as creches, são objeto da opinião de todos, isto é, há diferentes ‘palpites’ revestidos de conhecimento sobre o assunto", aponta a pesquisadora. A falta de reconhecimento profissional, aliada a condições de trabalho precárias, representa um obstáculo significativo para esses profissionais.

Apesar dos desafios, evidências e pesquisas sustentam a importância das creches no desenvolvimento infantil. "A pequena infância é muito mais complexa do que imagina o senso comum", ressalta Letícia. Segundo ela, há vários estudos nacionais e internacionais que destacam o papel das creches como espaços fundamentais para que as crianças vivenciem suas infâncias, desenvolvam culturas infantis e se apropriem do mundo ao seu redor.

O apoio às creches dado pela Fundação Abrinq

As creches desempenham um papel essencial na formação das crianças, promovendo seu desenvolvimento em múltiplos aspectos e oferecendo suporte às famílias. Dessa forma, reconhecer e valorizar o trabalho dos educadores de creche é fundamental para garantir que essas instituições continuem a cumprir sua importante missão na sociedade.

Sabendo disso, a Fundação Abrinq conta com o Programa Creche para Todas as Crianças, por meio do qual aumenta o acesso e assessora a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.

Em 2024, com o apoio da Fundação Salvador Arena, a Fundação Abrinq reformará 20 creches nas regiões Norte e Nordeste do país, bem como realizará formações com os educadores, para que a qualidade do atendimento às crianças aumente. Será investido mais de R$ 1,2 milhão na iniciativa.

As creches interessadas em receber o benefício deverão ler o edital e se inscrever pelo site até às 8h59 do dia 11 de março de 2024.

A sua ajuda é extremamente necessária para que ações como essa aconteçam. Torne-se um doador e transforme a vida de uma criança!

Etiquetas