Notícias

Conheça a história de Vicente, adolescente beneficiado pela Fundação Abrinq

Vie, 22/03/2024 - 10:04
Conheça a história de Vicente, adolescente beneficiado pela Fundação Abrinq

Vicente* é um adolescente de Montes Claros - MG que foi atendido pela Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina, organização que já foi conveniada pela Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, e hoje integra a Rede Nossas Crianças.

Ele, que na época tinha 17 anos, ingressou nas atividades da associação em maio de 2023. Quando chegou, era um adolescente tímido, reservado e com dificuldades para se expressar em público. Levou três meses para quebrar essas barreiras e começar a se soltar por meio de muito cuidado e acolhimento, fazendo com que o adolescente se sentisse em um ambiente seguro. Durante o período em que participou das atividades da Associação, os instrutores dedicaram-se a trabalhar sua desenvoltura dia após dia, e Vicente chegou lá com um objetivo claro: mudar a sua própria realidade.

Vindo de uma família em situação de vulnerabilidade social, Vicente enfrentava diversas dificuldades em seu cotidiano.

No entanto, na instituição, ele encontrou uma oportunidade para transformar a sua vida. Participou de um curso de assistente administrativo, que foi realizado em parceria com a Fundação Abrinq, assim como dos cursos de criação e edição de vídeos e de tráfego pago, aprendendo habilidades para o mercado de trabalho atual. Todo este conteúdo faz parte do Programa de Integração ao Mundo do Trabalho, aplicado pela instituição.

A Fundação Abrinq, por meio de repasses financeiros mensais e de apoio técnico oferecidos à associação, pôde auxiliar essa mudança de vida de Vicente. O adolescente teve acesso a mentorias para entender qual rumo tomar em seu futuro profissional, assim como os profissionais da instituição também receberam apoio técnico para melhorar suas atuações no dia a dia.

“Eu me lembro até hoje. Quando chegamos perto da finalização dos cursos, o Vicente criou um pacto comigo e disse: ‘olha, eu sei que tenho essa dificuldade de comunicação, mas, na formatura, eu vou ser o orador e falar na frente de todo mundo’. Depois, no dia, ele preparou o discurso dele, por escrito, me mostrou e eu disse que estava fantástico. A apresentação dele foi feita com tanta maestria que até chamou a atenção do presidente da associação”, relata Heverton Mota, instrutor do curso de assistente administrativo.

Hoje, graças ao seu empenho e às oportunidades que teve acesso nos últimos meses, Vicente trabalha para uma imobiliária, criando vídeos promocionais para a empresa. Mesmo após encerrar seu período na instituição, ele mantém um forte vínculo com os funcionários, demonstrando gratidão e reconhecimento pelo apoio recebido.

A história de Vicente reforça o potencial transformador da qualificação profissional na vida dos adolescentes. Mais do que simplesmente adquirir habilidades técnicas, essas ações oferecem oportunidades de crescimento pessoal e profissional, capacitando os participantes a alcançarem seus sonhos e aspirações. 

A Fundação Abrinq apoia organizações que promovem essa prática justamente por entender que esse processo pode transformar a vida de uma pessoa, uma família e, até mesmo, de uma comunidade inteira.

Considere fazer uma doação e seja responsável por transformar vidas como a de Vicente e de muitas outras crianças e adolescentes em todo o Brasil!

Clique aqui para doar

*Nome e imagens fictícios para preservar a identidade do adolescente.