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A importância de um repertório cultural para as crianças e os adolescentes

Vie, 25/10/2024 - 09:43
A importância de um repertório cultural para as crianças e os adolescentes

Ter um repertório cultural vasto é algo de extrema importância para o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes. Não à toa, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de referência para a elaboração dos currículos escolares no País, lista como uma das suas dez competências gerais da Educação básica, o seguinte:

“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.

Ainda assim, pode ficar a dúvida: mas por que, exatamente, um repertório cultural é importante para as crianças e para os adolescentes? Aliás, o que é mesmo um repertório cultural? A Fundação Abrinq responde essas e outras perguntas a seguir:

O que significa repertório cultural?

Repertório cultural é o conjunto de conhecimentos, experiências e referências que uma pessoa acumula ao longo do tempo e que influencia suas interpretações, comportamentos e modos de ver o mundo. Normalmente, é formado pelo contato com elementos de diversas áreas, como arte, literatura, história, entre outras.

Por meio dessa coleção de vivências, as pessoas compreendem e se comunicam melhor com o mundo ao seu redor. Dessa maneira, um repertório cultural mais vasto pode enriquecer o pensamento crítico, a criatividade e a empatia, facilitando o diálogo com outras culturas e o entendimento de diferentes pontos de vista.

Qual é a importância para as crianças e os adolescentes?

Para crianças e adolescentes, um repertório cultural robusto tem o potencial de fazer a diferença no seu desenvolvimento. Ao entrar em contato com diferentes formas de arte e cultura, eles são expostos a novas ideias e realidades, aprendendo a valorizar a diversidade e a refletir sobre questões sociais.

Além disso, a cultura desempenha um papel essencial na construção da identidade e no senso de pertencimento das crianças e dos adolescentes. A partir de um repertório cultural amplo, eles podem se reconhecer em narrativas e tradições, ao mesmo tempo em que se tornam cidadãos mais tolerantes e conscientes.

Como a Fundação Abrinq promove o repertório cultural?

De olho na BNCC e na importância geral de promover um repertório cultural robusto para as crianças e os adolescentes, conforme visto anteriormente, a Fundação Abrinq desenvolve o Projeto Construindo Futuros. A partir da iniciativa, a organização estimula o desenvolvimento de projetos de vida de adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental.

Uma das maneiras de se fazer isso é por meio das saídas culturais, ocasiões em que a Fundação Abrinq organiza, custeia e realiza visitas a espaços de arte e cultura que os estudantes, vindos de contextos de vulnerabilidade social, não conseguiriam frequentar de outro jeito.

Só em outubro, a organização levou 425 estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo para visitarem locais como o Museu do Ipiranga, o Museu da Língua Portuguesa, a Casa Museu Ema Klabin, o Museu de Arte Contemporânea, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, entre outros. Contando desde o começo do ano, já foram mais de 1,7 mil adolescentes beneficiados.

A professora Alani Michely é de uma das escolas participantes do projeto e acompanhou os seus estudantes em uma das visitas. “Os adolescentes adoraram e queriam ter ficado mais. Eles acharam muito interessante, até porque muitos não têm esse tipo de cultura. Muitos não sabiam nem como era um museu”, relata.

Confira aqui as fotos dessas saídas culturais.