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Fundação Abrinq realiza evento para debater desafios e possibilidades na educação básica

Mar, 12/11/2024 - 09:43
Fundação Abrinq realiza evento para debater desafios e possibilidades na educação básica

Na última sexta-feira, dia 8 de novembro, a Fundação Abrinq promoveu o evento Educação Básica: pensando o presente e construindo futuros, marcando seu primeiro encontro voltado exclusivamente à área de Educação. Com o propósito de aprofundar conhecimentos sobre políticas públicas na educação básica, o evento contou com uma série de palestras e workshops ministrados por especialistas. Voltado a supervisores de ensino, diretores, professores e profissionais do núcleo pedagógico, o encontro reuniu educadores de cidades da Grande São Paulo, como Itapecerica da Serra e Carapicuíba, fortalecendo a troca de saberes e o desenvolvimento de práticas para um ensino de qualidade. 

Período da manhã

Logo pela manhã, os participantes já chegaram animados. De acordo com Nelma Silva, da A Cor – Ação Cultural, “minha expectativa para hoje é trocar muitas ideias, conversar com as pessoas, compartilhar conhecimentos e percepções. Espero que todos possamos aproveitar ao máximo tudo de bom que este evento tem a nos oferecer”.

Já para Alessandra Fernandes, coordenadora da Escola Estadual Eduardo Carlos Pereira, “as expectativas são as melhores, porque cada encontro nos proporciona experiências magníficas e traz novas práticas para trabalharmos em sala de aula e replicarmos com os professores. Acho que hoje será, como dizem, hors concours, para fechar com chave de ouro, pois tudo que a Fundação Abrinq faz é fantástico".

E com as expectativas altas, os convidados puderam acompanhar duas palestras durante a manhã. Na primeira delas, Minéa Qualeto Fratelli, Secretária de Educação de São Caetano do Sul, enfatizou a importância do profissionalismo docente como base para uma educação de qualidade. Para isso, apresentou quatro pilares fundamentais para a prática docente: intencionalidade, inovação, olhar para a prática e avaliação.

Minéa

Minéa defende que o professor deve ter uma intencionalidade clara, definindo seus objetivos e utilizando metodologias adequadas para as necessidades dos alunos. Em relação à inovação, argumentou que é importante olhar para os desafios existentes e buscar soluções e práticas inovadoras, sem necessariamente inventar algo completamente novo. O olhar para a prática, segundo ela, é fundamental para a reflexão constante sobre a própria atuação e a busca por aperfeiçoamento. Por fim, a avaliação deve ser um processo contínuo, tanto do aprendizado dos alunos quanto a autoavaliação da prática docente, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino e a progressão dos estudantes.

No fim de sua palestra, Minéa abordou os desafios da alfabetização, com um alerta sobre a necessidade de enfrentar o problema da baixa fluência leitora em crianças no segundo ano do ensino fundamental, e a importância de investir na formação dos professores para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever de forma adequada.

Já a segunda palestra, ministrada pela professora Roberta Fernandes dos Santos, abordou o papel da educação no desenvolvimento do projeto de vida dos jovens no século XXI. Roberta utilizou sua própria trajetória profissional como exemplo para ilustrar a importância da educação integral, a qual considera fundamental para a construção do autoconhecimento e da autonomia dos jovens.

Roberta

A professora argumentou que o projeto de vida, antes considerado um conceito individual, deve ser abordado de forma transversal e central na prática pedagógica, guiando as ações da escola e dos educadores para auxiliar os jovens a construírem seus sonhos e a se enxergarem como agentes de mudança social. Ela também defendeu a necessidade de uma escuta atenta às necessidades e aos interesses dos adolescentes, reconhecendo-os como sujeitos únicos e diversos, e utilizando a metodologia do projeto de vida para apoiar o desenvolvimento da autoconfiança e do protagonismo juvenil.

No final da manhã, ainda houve tempo para perguntas da plateia, que foram respondidas pelas duas palestrantes.

“As palestras da parte da manhã foram muito construtivas e com certeza vão influenciar diretamente na minha prática como gestora e também no compartilhamento de conhecimento com os professores. Eu espero que agora à tarde a gente aprenda mais coisas para colocar em prática com os estudantes e influenciar diretamente na vida deles”, afirmou Bethania Boaventura, coordenadora da Escola Estadual Dr. Secundino Domingues Filho. 

Período da tarde

Após o almoço, houve a realização de uma premiação com o intuito de reconhecer escolas que se destacaram no desenvolvimento das atividades de eletivas atreladas ao Projeto de Vida dos estudantes. As escolas homenageadas receberam um troféu, enquanto os professores responsáveis pelos projetos receberam um certificado. Confira a lista das premiações abaixo:

Escola Estadual Matilde Maria Cremm - Itapecerica da Serra
Título: Projeto de vida e orientação profissional
Professor: Marcelo Mendes de Moraes / Professora: Vanessa de Jesus

Escola Estadual Professor Natalino Fidêncio - Carapicuíba
Título: Fanzine
Professora: Marcia de Souza

Escola Estadual Professora Massako Higashioka - Itapecerica da Serra
Título: Resgatando a arte na dança
Professoras: Graziela Oliveira e Joyce Vieira

Escola Estadual Professora Odette Algodoal Lanzara - Carapicuíba
Título: Primeiros Socorros
Professor: Sérgio Cezário de Carvalho

Escola Estadual Supervisor Idevar Ferrarezi - Carapicuíba
Título: Jornalismo
Professor: Antônio Lessa Teixeira

Escola Estadual Professor Architiclino Santos - Diretoria de Ensino Centro-Oeste
Título: Pinacoteca do Verdão
Professora: Érika Dias de Carvalho

Homenagem

Nova publicação

Os participantes também receberam um exemplar da publicação Projeto Construindo Futuros: A educação como caminho. Trata-se de um registro do Projeto Construindo Futuros, uma iniciativa da Fundação Abrinq para combater o abandono e a evasão escolar na educação básica. Lançado em 2021, o projeto foca em apoiar a permanência e o desenvolvimento escolar de adolescentes, especialmente no 9º ano, promovendo o protagonismo estudantil e ajudando na escolha dos caminhos formativos no ensino médio. Ao longo de quatro anos, a iniciativa expandiu seu alcance, passando de 11 para 54 escolas nas regiões de Carapicuíba e Itapecerica da Serra e escolas pertencentes à Diretoria de Ensino Centro-Oeste, impactando mais de 5 mil estudantes. A publicação destaca as atividades realizadas, os eventos culturais, depoimentos dos alunos e as boas práticas do projeto, celebrando os avanços na educação dos jovens.

Workshops

No final do dia, o público foi dividido em três turmas para acompanhar alguns workshops preparados para abordar temas relacionados à educação básica. Confira abaixo os temas e os responsáveis:

Workshop 1 – Mediação de Leitura: a importância do ato de ler
Responsável: Evaldete Martins Silva

Workshop 2 –  A Arte-educação e a construção de futuros
Responsável: Anderson Felix dos Santos

Workshop 3 – Projeto de Vida: uma educação com propósito
Responsável: Jairo César Alves

Workshop

“No período da manhã, achei bastante produtivo; as falas e reflexões me tocaram muito, assim como este momento de trocas durante a tarde, em que a arte toca o coração de todos e nos inspira a pensar e a nos mover em direção a novos projetos. Com certeza, é com essa esperança e renovação que saio daqui hoje”, relatou João Antônio Martínez Ruiz, professor especialista em currículo.

“Essa formação, esse workshop foi simplesmente maravilhoso e esclarecedor. Aqui, eu pude perceber que a realidade de todos é semelhante e que ainda temos muito a fazer em prol dos nossos estudantes e da nossa nação. Fiquei até emocionada com tantos depoimentos e com a roda de conversa que tivemos; senti-me acolhida e respaldada para seguir nesse caminho”, afirmou Rita Biriba, de Itapecerica da Serra.
 

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