A imaginação ganhou asas no Centro Educacional Profissional do Coroadinho! A organização da sociedade civil, beneficiada pelo Programa Creche para Todas as Crianças, da Fundação Abrinq, por meio de uma reforma em sua creche, reservou um dia para realizar atividades inspiradas no e-book Pequenos Heróis e Grandes Aventuras: brincadeiras para estimular a imaginação.
As crianças se divertiram com as propostas lúdicas da publicação, que incentiva os pequenos a assumirem o papel de heroínas e heróis em suas próprias aventuras. Além da diversão, as brincadeiras ajudaram a desenvolver valores essenciais como coragem, empatia e trabalho em equipe.
O e-book, disponibilizado gratuitamente pela Fundação Abrinq, foi criado para apoiar pais, educadores e organizações na promoção de atividades acessíveis e criativas, que estimulam o desenvolvimento infantil de forma prática e prazerosa.
Confira abaixo algumas das fotos deste dia para lá de divertido!
A Importância do brincar
Mais do que um momento de alegria, o brincar é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio das brincadeiras, elas aprendem a se expressar e resolver problemas, e fortalecem laços sociais.
Quer levar essa experiência para as crianças ao seu redor? O e-book Pequenos Heróis e Grandes Aventuras está disponível para download gratuito. Clique aqui e descubra como transformar brincadeiras em grandes ferramentas para o crescimento infantil!
Projeto Brincar
Tendo em vista as dificuldades da educação infantil no país e as necessidades de apoiar os educadores e as escolas no desenvolvimento de práticas pedagógicas qualificadas que possam melhorar a qualidade do atendimento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, a Fundação Abrinq desenvolveu o Projeto Brincar, com o objetivo de qualificar a prática pedagógica no uso da ferramenta do “brincar”, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças.
O Projeto ofereceu, em 2024, uma formação complementar por meio de uma trilha formativa, com o objetivo de capacitar profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais para utilizarem o brincar em suas práticas pedagógicas, além de promover o brincar como um direito da criança. A metodologia foi baseada na abordagem sócio-histórica de Reggio Emilia, que considera o brincar como um meio de desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. O conteúdo programático foi estruturado de acordo com as fases do desenvolvimento infantil e adaptado à seriação escolar.
A formação, com carga de 32 horas/aula, foi realizada presencialmente nas unidades escolares participantes. O público-alvo são gestores, professores e profissionais de apoio da educação. Os módulos da formação abordaram temas como "O Brincar na Educação", "Espaços Brincantes", "Desenvolvimento da Criatividade", "Brincar Inclusivo", "Cultura Afro Brasileira" e "O Brincar Simples e Complexo", com ênfase na transdisciplinaridade e no acompanhamento das atividades.
As estratégias de ensino incluem aulas expositivas, vivências, atividades práticas, planos de atividades, registros das práticas realizadas, relatórios periódicos e monitoramento contínuo da proposta.