Notícias

Adolescentes participam de ação sobre mudanças climáticas em São Paulo

Mar, 27/05/2025 - 09:00
Adolescentes mostrando o Mural do Clima que montaram em ação da Fundação Abrinq

No último dia 19 de maio, a Fundação Abrinq realizou a primeira ação de Educação para o Clima, uma iniciativa de conscientização sobre as mudanças climáticas voltada a crianças e adolescentes. Na ocasião, participaram da mobilização jovens de 14 anos atendidos pelo Centro de Promoção Social Bororé, em São Paulo – SP. 

A atividade marcou o início de uma série de encontros que serão replicados futuramente com outras crianças e outros adolescentes de diferentes localidades. O objetivo é promover a compreensão sobre as causas, os efeitos e os impactos das mudanças climáticas, com uma abordagem acessível, participativa e conectada com a realidade dos participantes. 

Adolescentes montando o Mural do Clima em ação da Fundação Abrinq

Aprendizado por meio da experiência 

Durante a atividade, os adolescentes participaram do jogo “Mural do Clima”, uma metodologia educativa que utiliza cartas informativas para abordar conceitos importantes sobre o tema. As cartas mostravam tópicos como “Efeito estufa”, “Indústria”, “Aquecimento dos oceanos”, “Refugiados climáticos” e “Derretimento de geleiras”, por exemplo. 

O desafio era organizar as cartas em ordem lógica de causa e consequência, ligando-as com setas até formar o mural completo: uma representação visual das relações entre as ações humanas e os efeitos no planeta. Ao final do jogo, os adolescentes demonstraram grande engajamento e relataram ter compreendido melhor a complexidade do tema. Muitos afirmaram que aprenderam mais durante a atividade do que em sala de aula. 

Adolescentes montando o Mural do Clima em ação da Fundação Abrinq


“Com o aquecimento global tem muita chuva, e aí chegam as enchentes, que prejudicam muitas pessoas. Tipo aqui, é uma periferia. Na maioria das vezes, quando chove, alaga. Muitas casas são prejudicadas, né? Então é ruim”, contou uma das participantes. 

Outro adolescente destacou a importância da preservação ambiental como forma de garantir um futuro melhor: “É a nossa vida, é o nosso lar, é onde nós moramos. Para que tenhamos um futuro próspero, um futuro vívido e um futuro em que podemos ser felizes sem nos preocupar com o planeta em que vivemos”, refletiu. 

A Fundação Abrinq acredita na importância da promoção de uma educação transformadora, que prepara crianças e adolescentes para compreender e enfrentar os desafios do presente e do futuro. Ao conectar os conceitos científicos com os contextos reais vivenciados por eles, a iniciativa Educação para o Clima contribui para ampliar o protagonismo infantojuvenil na agenda ambiental, despertando a consciência crítica e o senso de responsabilidade coletiva.