A construção de oportunidades começa nos territórios. É com esse propósito que o Projeto Coletivos Periféricos, iniciativa da Fundação Abrinq criada em 2022, segue fortalecendo grupos que promovem os direitos e a cidadania de crianças e adolescentes em comunidades de todo o país. Desde o início, a ação já apoiou mais de 46 coletivos, impulsionando iniciativas que transformam realidades e garantem o acesso de meninas e meninos à cultura, educação, esporte e participação social.
Em 2025, o projeto alcança um novo capítulo com o resultado do edital que selecionou 17 coletivos que farão parte do ciclo 5, abrangendo as regiões Norte e Sudeste, deste: nos estados de São Paulo, Amazonas e Minas Gerais. Este ano, o processo seletivo recebeu 600 inscrições, enviadas por coletivos de São Paulo – SP e outras regiões do estado de São Paulo, incluindo interior e Vale do Paraíba, além de Ribeirão das Neves e Belo Horizonte - MG, Vitória - ES, Manaus – AM e Palmas – TO.
Após um longo e criterioso processo de seleção, conduzido com extremo cuidado e responsabilidade, 60 coletivos avançaram para a etapa final do processo: as entrevistas. Esse momento, sempre decisivo, aprofunda o olhar sobre o trabalho de cada grupo, suas trajetórias e o impacto que geram nos territórios. A partir dessas conversas, resultaram os 17 coletivos que irão compor o Ciclo 5.
O processo de seleção é conhecido por sua análise minuciosa e pelo esforço de identificar iniciativas com forte impacto local e capacidade de mobilização comunitária. Os escolhidos receberão, durante 22 meses, apoio técnico, repasse financeiro mensal, participação em encontros formativos e integração à rede nacional de coletivos beneficiados pela Fundação Abrinq.
Coletivos selecionados para o Ciclo 5 (2026–2027)
Abaixo, a lista dos coletivos selecionados no edital:
Manaus – AM
Manacapuru – AM
- Coletivo Manacá
Presidente Figueiredo – AM
Belo Horizonte – MG
- Hip-Hop Cypher Pipoca e Combate
- Mulheres de Rocha
- Grupo M.A. Cia de Danças
- Rabiola Instituto Cultural de Arte e Educação
- Instituto 100% Morro