Notícias

Amamentação: uma prática para a vida toda!

03/08/2018
Amamentação: uma prática para a vida toda!

Que a amamentação faz bem, todos já sabem. Por isso, todos os anos, é realizada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, com o objetivo de sensibilizar e orientar a sociedade sobre a importância dessa prática.

Para explicar mais sobre o aleitamento materno, a Winne Correia Fontes, coordenadora de segurança alimentar de São Cristóvão (SE), esclarece algumas dúvidas frequentes.

Por que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses é essencial para o desenvolvimento do bebê?

Nós sempre tentamos mostrar que é um alimento completo, capaz de suprir todas as necessidades da criança, funcionando até como uma vacina no início.

Nos primeiros dias a mãe produz o colostro — primeiro leite materno — e sempre reforçamos a importância desse leite, ele costuma ser como uma vacina, ajudando na imunidade do bebê.

Quais são as consequências de inserir outros alimentos antes dos seis meses?

Pode aumentar o risco de alergias, de engasgo, pois a criança ainda não está preparada para receber aquele alimento, além de aumentar o risco de infecções e inúmeras outras doenças. Até porque a imunidade do bebê ainda não está completamente estabelecida. O bebê que mama tem a imunidade melhor, diminuindo os riscos de adquirir uma doença.

É claro que a criança que mama também fica doente, gripada ou resfriada, mas será menos agressiva, porque ela está mais protegida.

O estado emocional da mãe pode interferir no leite?

Sim. O estresse está diretamente associado com a produção de leite. Se a mãe não está descansada, se teve algum estresse dentro de casa ou com a família, ela pode até parar de produzi-lo.

Na verdade, o corpo produz, mas não consegue liberar esse leite, ocasionando o empedramento da mama. Quando isso acontece, na maioria das vezes está relacionado ao estresse.

Qual é a importância do pai nessa fase?

Nós sabemos que amamentar não é fácil. É difícil, é um período de conhecimento, em que a mãe está em adaptação, porque é um recém-nascido e uma recém mãe também. Então a gente sabe que é uma fase sensível, em que ela precisa ter o apoio do pai, nesse sentido de estar junto e cuidar da criança para a mãe descansar também, pois a demanda para ela é muito grande.

CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO

Para o bebê:

· É próprio para a digestão da criança;

· O leite materno contém todos os nutrientes necessários, inclusive água para a hidratação;

· Proporciona uma nutrição superior aos demais alimentos;

· Proporciona melhor resposta às vacinações;

· Reduz os riscos de desenvolver problemas ortodônticos e fonoaudiólogos associados ao uso de mamadeiras;

· Tem ação imunológica, sendo uma proteção contra diversas doenças e infecções, como diabetes, obesidade, alergias, entre outras doenças.

Para a mulher:

· Amamentar na primeira hora após o parto diminui o sangramento da mãe;

· Ajuda o útero a voltar ao tamanho normal;

· Aumenta as reservas de ferro;

· Contribui com a perda de peso;

· Previne o câncer de mama e ovário;

· Fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Desde 2012 a Fundação Abrinq estimula a Semana Mundial de Aleitamento Materno, utilizando-a como uma de suas estratégias para promover a sobrevivência infantil e a segurança alimentar e nutricional.

No decorrer dos anos beneficiou mais de 1.000 gestantes, em 20 cidades, e treinou mais de 1.400 profissionais da saúde e 128 de educação infantil, para a promoção do aleitamento materno.

Este ano, a Fundação focou suas ações para três cidades: João Pessoa (PB), São Cristóvão (SE) e Itaporanga D’Ajuda (SE), a fim de orientar as gestantes e puérperas* sobre os mitos e verdades da amamentação, bem como tirar todas as dúvidas apresentadas.

* Em período de recuperação, denominado como pós-parto.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais