Notícias

Fundação Abrinq lança a 6ª edição do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil

23/05/2019
Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2019

Nesta quarta-feira (22/05) foi lançada a sexta edição do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil. Editada no formato de um livro de bolso, o material é uma fotografia da população de 0 a 19 anos no Brasil. O estudo reúne 31 indicadores sociais relacionados a crianças e adolescentes, como população, pobreza, mortalidades, gravidez na adolescência, cobertura de creche, trabalho infantil e violências. Na publicação, esses indicadores estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), compromisso global do qual o Brasil é signatário para a promoção de desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável até 2030.

“Espero que esta edição do Cenário da Infância e Adolescência – 2019 seja um instrumento para a incidência política pela garantia e promoção de direitos da infância e da adolescência”, destaca Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq.

Em 2018, estimava-se que o Brasil tinha 68,8 milhões de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos de idade, e quase dois em cada cinco dos residentes do país nessa faixa etária se concentravam na Região Sudeste. Em uma análise regional, por outro lado, a Região Norte é a que apresentava a maior proporção de crianças e adolescentes, superando 41% de sua população. Aproximadamente 63,5 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza no Brasil, sendo que, deste total, 26,8 milhões se encontram em situação de extrema pobreza, vivendo com até ¼ do salário mínimo, per capta.

Ao considerarmos a faixa de 0 a 14 anos, há no país 9,4 milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação domiciliar de extrema pobreza (renda per capita mensal inferior ou igual a um quarto de salário-mínimo) e 10,6 milhões em situação de pobreza (renda per capita mensal de mais de um quarto até meio salário-mínimo). Esses dados integram a edição 2019 do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, divulgado pela Fundação Abrinq.

“Acreditamos que crianças e adolescentes devem ser foco prioritário das políticas, de redução da pobreza e das desigualdades sociais, buscando a promoção de uma sociedade mais justa e pacífica”, afirma Carlos Tilkian.

Conheça os principais indicadores do retrato da criança e do adolescente no Brasil: - 47,8% de crianças de 0 a 14 anos vivem em situação de pobreza. - 16,4% das adolescentes são mães antes dos 19 anos. - 70% das crianças de zero a três anos não tem vaga em creches. - 2,5 milhões de crianças e adolescentes até 17 anos trabalham. - 11,7 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídios em 2017.

O Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil – 2019 está disponível para download aqui. Também é possível consultar o Cenário da Infância e pesquisar sobre temas e indicadores relacionados às crianças e adolescentes de todo o Brasil por meio do Observatório da Criança e do Adolescente.

Assista ao webinar de lançamento da publicação: 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais