Notícias

Fundação Abrinq realizará evento sobre infância e adolescência em territórios periféricos

Lun, 23/10/2023 - 18:40
Fundação Abrinq realizará evento sobre infância e adolescência em territórios periféricos

No próximo sábado, 28 de outubro, a Fundação Abrinq realizará o Evento Coletivos, aberto para toda a sociedade de forma gratuita, para falar sobre a realidade das crianças e dos adolescentes que vivem em territórios periféricos. 

A iniciativa, além de gerar visibilidade para um assunto de extrema relevância nos dias atuais, tem como objetivo marcar o encerramento do apoio ofertado para cinco coletivos periféricos, localizados em São Paulo – SP, durante os últimos anos. Os grupos receberam da Fundação Abrinq recursos financeiros mensais, orientações técnicas e compartilharam experiências valiosas entre si para que pudessem fortalecer o trabalho realizado com as crianças e os adolescentes. O evento celebrará os resultados alcançados até o momento e refletirá sobre os desafios e as conquistas ao longo desta jornada. 

O evento será presencial e para participar basta realizar a sua inscrição, de forma gratuita, aqui.

Evento Coletivos 
Dia: 28 de outubro de 2023;
Horário: das 09h às 13h; 
Local: Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP. 

Na ocasião, serão realizadas mesas temáticas sobre Intersecções entre o brincar e o combate ao racismo e o Direito à cidade e as barreiras para a infância e adolescência no seu acesso, com profissionais que são referência em suas profissões. 

Confira alguns dos palestrantes confirmados: 

Andreza Delgado – diretora criativa e influenciadora, é uma das criadoras da PerifaCon, a primeira convenção nerd das favelas, e do Game Perifa. Fundou ao lado do irmão o hub criativo de comunicação, estratégia e conteúdo Irmãos Delgado. Além disso, Andreza possui um canal no YouTube para falar sobre séries, histórias em quadrinhos, filmes e livros. 

Elaine Mineiro – mãe, geógrafa, arte-educadora e articuladora cultural. Vereadora da cidade de São Paulo, no primeiro mandato coletivo pelo Quilombo Periférico, compõe a Comissão de Educação, Cultural e Esportes, a extraordinária de Criança, Adolescente e Juventude. Também presidiu a submissão de Cultura e atuou na comissão de Finanças e Orçamento entre 2021 e 2022, período em que integrou a corregedoria da casa. 

Lucas Afonso – artista, mc e autor do livro A última folha do caderno, foi campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias.  

As inscrições são limitadas, não perca a chance de participar de uma manhã cheia de aprendizados. Faça a sua inscrição e garanta a sua vaga

Ao final das mesas temáticas, a organização realizará o lançamento da publicação Projeto Coletivos: transformando a infância e adolescência nas periferias.  

Sobre o Projeto Coletivos 

Desde 2022, a Fundação Abrinq desenvolve o Projeto Coletivos com o objetivo de apoiar e fortalecer o trabalho de coletivos periféricos que contribuem para a promoção e defesa dos direitos e da cidadania de crianças e adolescentes. Para isso, o projeto impulsiona o trabalho realizado pelos coletivos, por meio de apoio técnico e financeiro, e promove o compartilhamento de boas práticas entre eles e a própria organização. 

Apesar do encerramento do convênio com os cinco coletivos, que compõem o Grupo 1 do projeto, a Fundação Abrinq já firmou parceria com outros 11 coletivos localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, que compõem o Grupo 2, e está em processo de análise e seleção de novos coletivos das regiões Norte e Sudeste para compor o Grupo 3. 

Todos receberão o apoio financeiro e técnico da Fundação Abrinq para que aprimorem as atividades realizadas nas comunidades em que estão inseridos, proporcionando, assim, melhor qualidade no atendimento ofertado às crianças e aos adolescentes.