Notícias

Como brincar de super-herói com as crianças?

Lun, 07/10/2024 - 16:07
Como brincar de super-herói com as crianças?

Brincar é muito mais do que apenas diversão – é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Quando elas vestem a capa de super-heróis, suas mentes são transportadas para um mundo de aventuras e desafios, onde podem explorar novos papéis, testar suas habilidades e construir um repertório de emoções e vivências. 

Pensando nisso, neste mês de outubro, a Fundação Abrinq lança o e-book Pequenos Heróis e Grandes Aventuras: brincadeiras para estimular a imaginação. A publicação gratuita oferece uma série de atividades lúdicas que incentivam as crianças a se tornarem pequenas heroínas e heróis do seu próprio mundo. As ideias apresentadas no e-book ajudam a desenvolver qualidades como empatia, coragem e trabalho em equipe, tudo de forma divertida e acessível.

O primeiro capítulo da publicação convida as crianças a embarcar em missões heroicas, repletas de desafios. No segundo, mergulham em aventuras de faz de conta, onde a imaginação é o limite. Já o terceiro capítulo traz sugestões criativas de brincadeiras para diferentes lugares, adaptando a diversão a cada território explorado.

A iniciativa faz parte da campanha Sonhos de Pequenos Heróis, que visa conscientizar pais, educadores e a sociedade sobre o impacto positivo das brincadeiras no desenvolvimento infantil. 

Quer aprender como incentivar seu filho ou seus alunos a se tornarem verdadeiros super-heróis? Clique aqui, faça o download gratuito do e-book e descubra como transformar a hora do brincar em uma jornada de aventuras!

O brincar como direito fundamental na infância

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reconhece o brincar como um direito fundamental para o desenvolvimento pleno de crianças. No artigo 16, o ECA destaca que toda criança tem o direito à liberdade, o que inclui o brincar e o lazer como atividades essenciais para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Além disso, o brincar é reconhecido como um direito na Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959. O direito também foi reforçado pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989.  Dessa forma, entende-se que todas as crianças, independentemente de sua condição social ou econômica, devem ter acesso a espaços e oportunidades para brincadeiras seguras e estimulantes.

Por fim, o artigo 227 da Constituição Federal estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à dignidade e ao respeito, visando garantir o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes. O brincar, como parte fundamental desse direito ao lazer, é reconhecido como uma atividade essencial para o desenvolvimento integral, contribuindo para a formação física, emocional, social e cognitiva das crianças.