Brincar ao ar livre já não é como era antigamente. Em outras décadas, eram comuns cenas de crianças na rua, jogando bola, brincando de pega-pega ou empinando pipa, atividades que perderam força em anos mais recentes. Isso é preocupante, pois as brincadeiras externas trazem muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.
brincar
Brincar é muito mais do que apenas diversão – é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Quando elas vestem a capa de super-heróis, suas mentes são transportadas para um mundo de aventuras e desafios, onde podem explorar novos papéis, testar suas habilidades e construir um repertório de emoções e vivências.
Na Semana Mundial do Brincar, que acontece de 25 de maio a 02 de junho, a sociedade é convidada a refletir sobre um direito fundamental da infância. Esta campanha anual não apenas promove o engajamento das crianças em atividades lúdicas, mas também serve como um lembrete para pais, educadores e toda a sociedade sobre a importância do brincar para o crescimento e desenvolvimento saudável dos pequenos. Em 2024, o tema da semana é Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar.
Em um cenário em que as rotinas das crianças são frequentemente ocupadas por diferentes atividades, a Fundação Abrinq chama a atenção para a importância contínua de estimular as brincadeiras durante esta etapa da vida. O brincar, além de ser uma pausa na rotina, desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento saudável dos pequenos.
O brincar é fundamental para o desenvolvimento de todas as crianças. Não se trata apenas de uma simples distração ou atividade para passar o tempo. É por meio das brincadeiras que o ser humano aprimora o desenvolvimento de diversas habilidades, como o raciocínio lógico, a criatividade, o desenvolvimento motor, além de estimular o convívio com outras crianças e, assim, melhorar a socialização.