Notícias

Encontro Anual das Empresas Amigas da Criança debate o cenário da responsabilidade social corporativa no Brasil

12/11/2019
Encontro Anual das Empresas Amigas da Criança debate o cenário da responsabilidade social empresarial no Brasil

No final de outubro, a Fundação Abrinq realizou o Encontro Anual das Empresas Amigas da Criança, no espaço da Brasilprev, em São Paulo (SP). O encontro, exclusivo para empresas do Programa Empresa Amiga da Criança, iniciou com as boas-vindas do presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa, e do gerente executivo, Victor Alcântara da Graça, que lançou a nova campanha da organização. A campanha orienta o público a escolher produtos com o selo Empresa Amiga da Criança, estimulando o reconhecimento da atuação social do setor privado na transformação do cenário do trabalho infantil, da infância e da adolescência no Brasil.

Após a abertura, foi realizada uma palestra magna com o tema Responsabilidade Social Corporativa: uma análise de conjuntura, apresentada por Vitor Seravalli, conselheiro da Fundação Abrinq e especialista em sustentabilidade empresarial e desenvolvimento de lideranças. 

“Gostei muito da palestra e da forma como o Sr. Vitor trouxe a questão do desenvolvimento sustentável, falando sobre os ODS e a Agenda 2030. Acho o tema importantíssimo e é algo com que a Fundação também está engajada. Na minha opinião, foi muito importante trabalharem e compartilharem o tema conosco, pois assim vocês engajam os parceiros”, explica João Paulo, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog, que também palestrou durante o encontro.

Ao término da palestra, os convidados puderam participar de três workshops que aconteceram de maneira simultânea. O workshop O papel do setor privado no combate ao trabalho infantil: aprendizagem e monitoramento da cadeia produtiva conceituou a importância da ação no combate ao trabalho infantil. Além disso, foi apresentado um case de boa prática da C&A, pelo gerente de compliance da empresa, Rodrigo Lasalvia. 

“Foi uma oportunidade de falar, compartilhar e, de repente, engajar outras empresas para que tenham esse olhar mais cuidadoso com seus fornecedores e parceiros. Entendemos que somente com a união de forças, conseguimos reverter uma realidade ainda dura e difícil no Brasil e no mundo”, declara Rodrigo.

O segundo workshop O potencial das parcerias público x privado abordou a importância da atuação conjunta entre o setor privado e o poder público. Na ocasião, foi apresentado o case de boa prática da empresa Special Dog. 

“Foi uma satisfação muito grande representar a Special Dog, no evento anual da da Fundação Abrinq, e poder dividir um pouco das práticas voltadas à infância que temos trabalhado na empresa. O projeto Formação Continuada de Educadoras ainda está em fase inicial, mas já mostra que está no caminho certo, justamente por ter sido reconhecido neste evento. Até o momento, foram cerca de três mil crianças beneficiadas com o projeto”, conta João Paulo. 

O terceiro workshop O voluntariado empresarial como forma de atuação social tratou sobre o voluntariado empresarial e suas etapas de implementação. O case de boa prática da Novelis Brasil foi apresentado por Bruna Varella, analista de comunicação sênior da empresa. A empresa possui mais de 20 projetos voltados à Educação, entre eles, o de voluntariado e o Projeto de Gestão de Cooperativas.

Por fim, foram entregues os diplomas de reconhecimento anual do programa, para 36 empresas que realizam ações sociais em prol da infância e adolescência. Para elas, o diploma também reconhece e dá visibilidade às atividades positivas do setor privado. 

Clique aqui e confira as fotos do Encontro Anual das Empresas Amigas da Criança.