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Semana do brincar: como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento das crianças?

Lun, 27/05/2024 - 08:35
Semana do brincar: como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento das crianças?

Na Semana Mundial do Brincar, que acontece de 25 de maio a 02 de junho, a sociedade é convidada a refletir sobre um direito fundamental da infância. Esta campanha anual não apenas promove o engajamento das crianças em atividades lúdicas, mas também serve como um lembrete para pais, educadores e toda a sociedade sobre a importância do brincar para o crescimento e desenvolvimento saudável dos pequenos. Em 2024, o tema da semana é Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar.

Mas afinal, qual é a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças?

O brincar é essencial para o desenvolvimento integral da criança, influenciando significativamente sua saúde física, emocional e cognitiva. Por meio das brincadeiras, elas exploram o mundo ao seu redor, aprendem a resolver problemas, desenvolvem habilidades sociais e fortalecem laços emocionais. A prática é fundamental para estimular a criatividade e a imaginação das crianças, permitindo-lhes expressar-se de maneira saudável e inventiva.

Além dos benefícios cognitivos e emocionais, o brincar também estimula a saúde. Atividades físicas, como correr, pular e escalar, são formas de brincadeira que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, força e resistência. Estes elementos são essenciais não apenas para o crescimento físico, mas também para o estabelecimento de um estilo de vida ativo e saudável.

Em termos sociais, brincadeiras coletivas permitem que as crianças aprendam a negociar, cooperar e resolver conflitos, habilidades estas que são indispensáveis ao longo de toda a vida. A interação social durante o brincar ensina as crianças sobre empatia e respeito mútuo, ajudando-as a entender e aceitar as diferenças entre as pessoas.

É por isso que a Semana Mundial do Brincar não é apenas uma oportunidade para as crianças se divertirem, mas é também um momento educativo para a sociedade. Ao reconhecer a importância do brincar, é possível fazer com que as gerações futuras cresçam como indivíduos saudáveis, equilibrados e criativos.

Como a Fundação Abrinq incentiva o brincar?

A Fundação Abrinq, por meio do Projeto Brincar, contribui para a melhoria da qualidade do atendimento na educação infantil e no ensino fundamental ao implantar e qualificar as práticas pedagógicas no uso da ferramenta do brincar. O projeto é realizado em cinco escolas públicas, sendo três unidades de educação infantil e duas unidades do ensino fundamental – anos iniciais, localizadas no município de São Paulo, priorizando territórios vulneráveis, com contextos sociais, econômicos, culturais e ambientais bastante diversos.

Entre os dias 27 e 29 de maio, a organização promove diversas atividades, como contação de histórias, brincadeiras de roda e cantigas, nas escolas participantes do projeto. O objetivo é proporcionar momentos de alegria, aprendizado e conexão, estimulando a criatividade, a cooperação e o respeito mútuo, além de promover um ambiente propício para o desenvolvimento saudável das crianças.

“Vejo esta data como uma oportunidade extraordinária de reforçar a missão da Fundação Abrinq e garantir os direitos das crianças. Na Semana do Brincar, nos dedicamos a promover atividades que não só celebram o ato de brincar, mas também educam a comunidade sobre seu valor fundamental para o desenvolvimento dos pequenos”, afirma Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq.

Conscientizar os educadores também é parte do processo

Semana do brincar

Para garantir a conscientização sobre o tema com professores e gestores educacionais, a Fundação Abrinq oferece apoio técnico com formação complementar para a equipe de educadores. Assim, a organização aborda teorias e metodologias voltadas ao brincar, além de apoiar o aumento dos espaços destinados à prática nas dependências das unidades escolares, a fim de promover o brincar como um direito da criança.

Para isso, diversas turmas de educadores passaram por uma trilha formativa, nos meses de fevereiro e abril, dividida em dois módulos. O primeiro, chamado O Brincar na Educação – Contextos e Contratempos, tinha o objetivo de fazer com que os professores valorizassem a importância do brincar como um direito da criança. Já o segundo módulo, intitulado Os Espaços Brincantes, buscou valorizar a importância do espaço físico e seus ambientes no desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como as interações entre os pares e o papel do educador nos espaços lúdicos oferecidos para os pequenos.

Ao todo, 56 professores participaram das formações. Um terceiro módulo da trilha formativa segue em andamento, com previsão de término das atividades no dia 29 de maio. A ideia é que os educadores possam entender mais sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças, podendo aplicar o brincar e atividades lúdicas no seu dia a dia na sala de aula.