Notícias

Exemplos de boas práticas, empresas realizam ações sociais e beneficiam crianças em todo Brasil

18/12/2019
Empresas realizam ações sociais e beneficiam crianças em todo Brasil

O ano de 2019 foi marcado por grandes ações sociais desenvolvidas pelas Empresas Amigas da Criança. A Toy Company Diversões e a Special Dog fizeram a diferença na vida de centenas de crianças, que foram beneficiadas com atividades voltadas para a primeira infância. Os exemplos de boas práticas são amplamente fortalecidos com a parceria da Fundação Abrinq, que oferece apoio técnico para desenvolver ações sociais e qualificar o investimento social privado voltado a esse público. 

“Reconhecemos e agradecemos o apoio de empresas como a Special Dog e Toy Company, que investem em ações sociais com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes expostos a situações de risco e vulnerabilidade. Esperamos que outras empresas se inspirem e assumam um compromisso de responsabilidade com a infância no Brasil, ajudando a erradicar o trabalho infantil no país”, ressalta Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

ENGAJANDO LIDERANÇAS DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO

Sediada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), a Special Dog atua há 19 anos como uma Empresa Amiga da Criança e não mede esforços para priorizar a primeira infância no município. Por meio da formação continuada de educadores, o projeto Formação dos Gestores da Educação Infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dá atenção à criança, conhecimento, potencialidade, curiosidade e gestos para a construção do cognitivo, empoderamento e da autonomia. Para isso, a iniciativa utiliza três pilares principais: leitura literária, linguagem escrita e brincadeiras e interações, no trabalho com 18 diretores, coordenadores e supervisores, 135 monitores, em cinco escolas, oito creches e sete EMEIS. 

Fomentando a sustentabilidade de suas ações, em setembro, a empresa realizou dois eventos com o objetivo de engajar lideranças do setor público e privado na ampliação dos investimentos ligados à causa da infância na cidade. Foi realizado o Encontro de Empresários pela Primeira Infância e o Seminário Municipal Pelos Direitos Da Primeira Infância, que contaram com a participação de empresários, profissionais de diversas áreas da gestão pública, vereadores, secretários e coordenadores da gestão municipal de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). 

As reuniões trataram as possibilidades de parceria e investimento na área da infância na cidade e, após as intervenções, foi apresentado o Decreto Municipal 167/2019, que prevê a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Santa Cruz do Rio Pardo, bem como a agenda para sua elaboração e apresentação na Câmara dos Vereadores, reforçando a importância do tema para a gestão pública e reiterando a relevância de contar com todos os atores engajados com a causa da infância para a elaboração do plano.

Apresentação Special Dog durante evento da Fundação

"Espaços de discussões como os que promovemos são de fundamental importância para o despertar de uma consciência social sobre a atenção integral à criança, reconhecendo-a como cidadã, sujeito de direitos. Na Special Dog, todas as práticas sejam elas sociais, culturais ou ambientais, possuem o propósito do cuidar, bem como de influenciar nos alcances de resultados significativos, contribuindo para uma sociedade mais justa", afirma Karina Fernandes Soares, analista do Núcleo Social da Special Dog.

AÇÃO ESPECIAL NO MÊS DAS CRIANÇAS 

Desde 2018 reconhecida como Empresa Amiga da Criança, a Toy Company Diversões realiza ações sociais em seus parques de diversões, localizados em diversos shoppings pelo Brasil. Durante sua trajetória, a empresa já beneficiou cerca de 4.000 crianças, com mais de 80 projetos sociais e filantrópicos, em 20 municípios do país.

Este ano, entre os dias 14 e 30 de outubro, a empresa mobilizou uma ação especial em comemoração ao Dia das Crianças. Unidades de São Paulo e interior, Brasília e Florianópolis receberam 400 crianças de 20 organizações sociais, sendo oito delas vinculadas diretamente à Fundação Abrinq. Durante o evento, os pequenos puderam aproveitar toda a estrutura dos parques, passando por momentos de pura diversão. 

As organizações beneficiadas em São Paulo foram: 

•    São Paulo Womans Club - Clube Paulistano De Senhoras - SHOPPING D (SP);
•    Associação Evangélica Beneficente - AEB - SUPER SHOPPING OSASCO - OSASCO (SP);
•    Associação De Moradores Mães E Senhoras Do Parque Panamericano - SÃO PAULO -  SHOPPING D (SP);
•    CEI Primeira Estação - SÃO PAULO -  SHOPPING D (SP);
•    Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida - CCA São José - SANTANA PARQUE SHOPPING (SP);
•    Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana - SHOPPING D (SP);
•    Rede Calvariana de Educação - SHOPPING DOM PEDRO - CAMPINAS (SP);
•    Sociedade Santos Martires CCA Nossa Senhora de Fátima - SUPER SHOPPING OSASCO - OSASCO (SP).

“Para nós sempre foi uma meta ganhar o certificado de Empresa Amiga da Criança e, este ano, nosso objetivo era estreitar ainda mais os laços tanto com a Fundação Abrinq, quanto na parte social, que é um dos pilares da Toy Company Diversões: desenvolver ações sociais e beneficiar o próximo. Então, é extremamente relevante essa parceria, que nos ajudou e ensinou muita coisa, pois com o auxílio da Fundação, fomos a primeira empresa do segmento a atuar de acordo com as metas dos ODS, da ONU”, destaca Antonio Marconi, gerente geral da Toy Company Diversões.

Crianças se divertem em ação da Toy Company