Por meio de desenhos, pinturas, músicas, danças, teatros e histórias, as crianças e os adolescentes adquirem diversas habilidades que serão úteis para a vida toda.
As fases da criança podem influenciar as suas preferências artísticas. Assim, a ideia é proporcionar várias atividades diferentes e divertidas para que possam escolhê-las, conforme o interesse e a faixa etária.
Para Marina Santos, arte educadora e integrante do grupo de formação do Centenário da Semana de Arte Moderna, criado pela Fundação Abrinq para compartilhar conhecimento sobre a temática com as organizações da sociedade civil pertencentes à Rede Nossas Crianças, explica que a arte, como um todo, é uma grande ferramenta para a sensibilização e socialização das pessoas. Com as crianças, não é diferente. “O fazer artístico estimula a criatividade, trabalha a coordenação motora, da consciência espacial e da linguagem que você for trabalhar”, Marina conta.
Confira abaixo, dicas de atividades artísticas que podem ser desenvolvidas com as crianças:
Faixa etária: 0 a 9 anos
Musicalização
A música pode estimular a mente dos bebês desde o ventre materno. Quando a criança nasce, ela tem contato com sons, ritmos e notas musicais, estimulando a fala, musicalidade, memória e coordenação motora.
A partir dos 2 anos, a música permite à criança desenvolver habilidades especiais, como a consciência corporal, musicalidade, ritmo, criatividade, expressividade, lógica, memória e coordenação motora.
Dança
A dança oferece atividades que estimulam o desenvolvimento físico e mental, ideal para crianças a partir dos 3 anos. As principais habilidades desenvolvidas são a coordenação motora, consciência corporal, criatividade, relações interpessoais, musicalidade e disciplina. O ballet é uma opção.
Desenho e pintura
Essa modalidade artística pode ser aplicada a partir dos 4 anos. É uma ótima atividade que estimula a criança a soltar a imaginação.
A prática requer materiais específicos, como tintas atóxicas e superfícies mais resistentes, como papéis com gramaturas maiores e pincéis. Para desenvolver essa atividade com as crianças, a dica é deixá-las se expressar livremente.
“A pintura e o desenho nada mais são do que ferramentas que desenvolvem a cognição, a coordenação motora, a sensibilidade e o processo criativo da criança, onde ela pode trazer o seu imaginário para o concreto. A criança que é estimulada na primeira infância a desenhar e pintar, tem mais expressividade, facilidade para aprendizagem e para a alfabetização, pois desenvolve bastante os símbolos. É uma criança com maior percepção de mundo”, explica Ella Ribeiro, artista visual e arte educadora.
Arte com carimbos
As atividades de arte com carimbos também são ótimas opções. É possível compôr imagens utilizando carimbos especiais para crianças.
Massa de modelar
Um dos materiais preferidos dos pequenos. É possível estimular a criatividade utilizando esse material, criando personagens infantis e animais. O produto deve ser macio e atóxico.
Teatro
Crianças são criativas. É nesta fase, principalmente dos 4 aos 12 anos, que a personalidade e a desenvoltura podem ser definidas.
Aprender um instrumento
A partir dos 9 anos, as crianças já podem começar a escolher os seus instrumentos musicais preferidos e o encanto pela música se torna cada vez maior.
A instrumentalização na infância auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, consciência corporal, musicalidade, ritmo, criatividade, expressividade, lógica e memória.
Faixa etária: a partir de 10 anos
Colagem
Uma atividade para desenvolver com as crianças, a partir de 10 anos, é a colagem. Para essa atividade, utilize materiais como revistas e jornais para os recortes, e superfícies como papel sulfite e cartolina para as colagens. Utilize tesouras com pontas arredondadas e antiferrugem.
Criar brinquedos de sucata
Para as crianças maiores, uma boa opção é reunir sucata para transformar em brinquedos. O ideal é utilizar o plástico ou o papelão. Cada criança pode fazer o brinquedo do seu jeito e o legal é deixar que elas criem sozinhas o objeto que imaginam.
Danças urbanas
As batidas das danças urbanas encantam os adolescentes, dando a sensação de liberdade e ajudando a formar uma identidade. As danças podem ser praticadas a partir dos 10 anos, e os benefícios incluem condicionamento físico, fortalecimento muscular, liberação de serotonina e endorfina, disciplina, autoestima, expressividade, ritmo e coordenação motora.
Desenho Digital
Arte e inovação sempre estiveram juntas, e os avanços tecnológicos podem contribuir para que a arte seja aproveitada também nas plataformas digitais. A partir dos 12 anos, é possível aprender um curso de desenho digital. A ideia aqui é brincar com as técnicas e se divertir.
No ano em que se comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Fundação Abrinq divulga uma série de matérias sobre o tema e mostra a importância da arte para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Confira o que já foi publicado:
100 anos da Semana de Arte Moderna: a semana que transformou a cultura brasileira
100 anos da Semana de Arte Moderna: o conceito de arte e suas formas de expressão
100 anos da Semana de Arte Moderna: saiba como a arte contribui com o desenvolvimento infantil