Notícias

100 anos da Semana de Arte Moderna: o conceito de arte e suas formas de expressão

08/02/2022
100 anos da Semana de Arte Moderna: o conceito de arte e suas formas de expressão

Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".

Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo. É uma forma de um indivíduo expressar as suas emoções, história e cultura por meio de valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio. Por meio da história da arte, é possível conhecer um pouco mais sobre o ser humano através da evolução das suas diversas expressões, ou conhecer a história e as tradições de um país através de suas manifestações culturais.

A arte pode ser representada através de várias formas, expressões, movimentos, sons e linguagens.

As belas artes

Denominadas “artes clássicas”, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura, se destacam pelo apelo emocional e valor estético que provocam a quem as observa. A definição ganhou forma no século XVII e na Grécia.

No século XX, em 1912, Ricciotto Canudo, intelectual italiano radicalizado na França, escreveu o Manifesto das Sete Artes que, na verdade, foi publicado somente em 1923. Neste manifesto, Canudo define o cinema como sétima arte por ser a arte plástica em movimento. Ou seja, aquela que consegue congregar todas as outras em uma só.

Guiados por essa definição, muitos autores e críticos começaram a utilizar o termo “belas artes” paras as sete artes clássicas.

arquitetura

“Arquitetura é música petrificada”. A frase do escritor alemão Goethe (1749-1832) sintetiza uma das funções primordiais da arquitetura: fazer arte, mas um tipo de arte diferente, onde tijolos e cimento são a matéria prima.

Nos dias atuais, a arquitetura pode ser definida como a relação entre o homem e o espaço, ou melhor, a forma como ele interfere no meio criando condições estéticas e funcionais favoráveis para habitação, utilização e organização dos ambientes. Responsável por criar espaços – públicos e privados – capazes de unir, ao mesmo tempo, funcionalidade, estética e conforto. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), projetado por Lina Bo Bardi e a Praça dos Três Poderes em Brasília, projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, são importantes exemplos da arquitetura brasileira.

música

É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio. A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também com propósitos educacionais ou terapêuticos, por exemplo, a musicoterapia – forma de tratar o indivíduo por meio da música. Através do ritmo, harmonia e melodia, os artistas compõem canções capazes de marcar a vida das pessoas. São muitos os estilos de música que existem, como, rock, reggae, samba, sertanejo, jazz, músicas folclóricas, clássica, entre tantas outras vertentes.

A música está nas ruas, festas, carros, celulares, escolas, instituições e eventos de nossa vida. Ela também está presente nas lembranças tristes e felizes de um indivíduo.

Carlos Gomes, Heitor Villa Lobos, Ary Barroso, Antônio Carlos Jobim, João Gilberto, Luiz Gonzaga, Angenor de Oliveira (Cartola), Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha), Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Cassia Eller, Renato Russo e Marisa Monte são alguns dos compositores e representantes da música brasileira, reconhecidos mundialmente.

escultura

A escultura é a arte de transformar matéria bruta em formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade.

Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas, como a moldagem, fundição ou a aglomeração de partículas. A sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, e Abelardo da Hora são importantes escultores brasileiros. Victor Brecheret (1894-1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado o introdutor da arte moderna na escultura brasileira. É o autor da obra Monumento às Bandeiras, localizado no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

pintura

A pintura é um tipo de arte que acompanha a humanidade há muito tempo. Os primeiros registros de pinturas datam da Pré-História, e podem ser encontrados nas paredes das cavernas, onde eram desenhadas cenas de caça, dança, e figuras de animais.

A pintura artística, em um conceito simples, é a técnica que utiliza pigmentos para colorir uma superfície (tela, papel, tecido, parede, etc), atribuindo tons e texturas.

A cor é o elemento essencial da pintura. A pintura se expressa através da superfície onde será produzida e dos materiais, como pincéis e tintas, que lidam com os pigmentos.

Além da pintura convencional existe a pintura figurativa, que é a reprodução de um tema familiar à realidade natural ou interna do artista.

Anita Malfatti, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Ismael Nery, Tarsila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro são alguns dos pintores brasileiros, com obras expostas no Brasil e no mundo.

dança

A dança é uma manifestação artística que se caracteriza pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, criando uma harmonia própria, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. É uma das expressões mais antigas da humanidade.

Os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele. É uma atividade que pode ser praticada de forma individual ou coletiva.

A dança pode ser usada de várias formas, como forma de expressão, interação espiritual, conexão social ou comunicação não verbal.

Klauss Vianna, Ivaldo Bertazzo, Ana Botafogo e Deborah Colker, bailarinos e coreógrafos, reconhecidos representantes da dança no Brasil.

literatura

A literatura é uma arte produzida com palavras. Tem papel fundamental na construção do ser humano enquanto sujeito e cidadão. Por meio do texto literário é possível compreender a si mesmo e as diversas dinâmicas sociais do mundo.

O conceito de literatura também pode compreender o conjunto de estórias fictícias inventadas por escritores em determinadas épocas e lugares, sejam poemas, romances, contos, crônicas e novelas.

Ariano Suassuna, Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Lima Barreto, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario de Andrade e Luis Fernando Veríssimo, são alguns dos grandes nomes da literatura brasileira.

cinema

A linguagem do cinema surgiu a partir da fotografia. A invenção é atribuída aos irmãos Auguste e Louis Lumière. Eles foram os responsáveis pela primeira exibição de uma película, no ano 1885, em Paris. As cenas apresentadas tinham em torno de 40 segundos e as que ficaram mais conhecidas são A saída dos operários da Fábrica Lumière e A chegada do trem à Estação Ciotat.

O cinema é uma das diversões mais apreciadas do mundo. Arte que representa a realidade como a pintura e a escultura, mas que também consegue trazer movimento, como a dança, e sons.

Além de conseguir retratar a beleza que existe no mundo real, ao mesmo tempo, a sétima arte consegue manifestar histórias pessoais, estilos de vida, grandes momentos históricos e características da vida humana com toda a peculiaridade que envolve essas realidades.

Anselmo Duarte, Glauber Rocha, Fernando Meirelles, Walter Salles, José Padilha e Anna Muylaert, alguns dos cineastas brasileiros premiados no Brasil e no exterior.

Outras manifestações artísticas

Ao longo do tempo, com o aprimoramento das técnicas e o desenvolvimento da tecnologia, surgiram outras maneiras de se comunicar artisticamente. São eles: teatro, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos (games) e a arte digital.

O teatro teve origem na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Esta forma de arte não integrou a lista das sete belas artes, por não ser considerado um gênero independente, mas sim uma variação da literatura. Esta manifestação artística está relacionada à atuação ou interpretação, por meio da qual são representadas histórias na presença de um público. Esta forma de arte combina discurso, gestos, sons, música e cenografia, e estimula sentimentos, como: alegria, tristeza, empatia, raiva, curiosidade, entre outros.

A fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. O princípio da câmara escura consiste em projetar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície. Desta forma, o tamanho da imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez. Louis Daguerre em 1839, é considerado o precursor da fotografia moderna. Na época, a fotografia era utilizada somente para retratar a realidade e reproduzi-la em papel. Por esta razão, não foi considerada arte em um primeiro momento, e sim um aparato técnico/científico. Com o passar do tempo, identificou-se todas as potencialidades dessa forma de expressão.

A história em quadrinhos (HQ) foi criada, da forma como conhecemos, pelo americano Richard Outcault entre 1894 e 1895. Nessa época, ele publicou em revistas e jornais uma narrativa contando sobre o Yellow Kid (Menino amarelo). Nessa tirinha, o personagem era uma criança em situação de vulnerabilidade e se comunicava por meio de gírias. A intenção do autor era fazer uma crítica social através de uma linguagem coloquial e simples, combinando desenhos e textos.

O universo dos games surgiu para o público na década de 70. Foi com o lançamento do jogo Atari, em 1977, que essa manifestação ganhou força, pois a pessoa podia jogar vários jogos utilizando o mesmo equipamento. Atualmente, os games constituem uma das formas mais utilizadas de diversão e, por conta da tecnologia em constante desenvolvimento e o surgimento do smartphone, muitos games são lançados com frequência.

O conceito das artes digitais engloba diversas manifestações artísticas realizadas por meio da ajuda dos meios eletrônicos, com destaque para os computadores, tablets, smartphones, entre outros. As artes digitais são criadas a partir de processos digitais, com a ajuda de programas e softwares destinados para este tipo de trabalho. As criações podem ser impressas ou serem vistas no próprio ambiente de criação.

100 anos da Semana de Arte Moderna

No ano em que a Semana de Arte Moderna celebra o seu centenário, a Fundação Abrinq prepara uma série de matérias sobre o evento que mudou os rumos da cultura brasileira e mostrará a importância da arte para as crianças e os adolescentes. Acompanhe em nosso site – www.fadc.org.br .

100 anos da Semana de Arte Moderna: a semana que transformou a cultura brasileira

 

Fontes:

Enciclopédia Itaú Cultural – https://enciclopedia.itaucultural.org.br/

Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ - https://www.redarte.org.br/

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais