A arte pode ser vista de diversas formas, sendo algo muito amplo, e com isso traz consigo diversos benefícios, principalmente para as crianças que a praticam, seja por meio do desenho, da dança, da leitura de livros, entre outros.
Qualquer que seja a forma como a criança se sinta confortável em expressar o talento artístico, este exerce papel fundamental no desenvolvimento intelectual. Isso acontece porque a expressão artística reflete a imaginação e a capacidade de visualização de mundo.
Expressar as emoções e desenvolver a criatividade
A arte na infância também facilita o reconhecimento que a criança tem de si em relação aos outros. As escolhas de formatos, tamanhos e cores nos desenhos e nas modelagens de massinha, por exemplo, são indicativos de que as informações externas vêm sendo absorvidas e interpretadas de forma completa, por todos os cinco sentidos.
Desde que nasce, a criança brinca e experimenta o novo com seu próprio corpo, através dos seus sentidos. Ela toca, cheira, leva à boca, ouve, olha e, assim, assimila o que está ao seu redor. Brincando, expressa as emoções, é desafiada em seus movimentos e habilidades, descobre o que gosta, o que pode e o que tem mais dificuldade.
À medida que a criança compreende o funcionamento do mundo, busca mecanismos para expressar os seus sentimentos em relação a ele, seja rabiscando, desenhando, pintando, cantarolando, dançando ou criando personagens. “A arte nos fala à emoção, ao sentimento, ao senso estético, dialoga com a razão, viabiliza a leitura da realidade. A arte contribui com o desenvolvimento da criança e do adolescente porque possibilita a sua formação integral e a compreensão de si e em parceria com o outro”, explica Alah Cardoso, pedagogo e arte educador, consultor do grupo de formação do Centenário da Semana de Arte Moderna criado pela Fundação Abrinq para compartilhar conhecimento sobre a temática com as organizações da sociedade civil pertencentes à Rede Nossas Crianças.
O estímulo à criatividade também é facilitado pela arte. Estas constituem caminhos lúdicos de expressão: música, plástica, movimento. As crianças se fascinam com os sons, com a palavra, com as músicas e os diversos ritmos e assim, incorporam diversos repertórios culturais, ao mesmo tempo em que criam um novo significado ao que o mundo à sua volta lhes apresenta.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino das artes na educação infantil possui o intuito de trazer a expressividade de diferentes linguagens artísticas, promovendo nas crianças um olhar perceptivo, a sensibilidade e a expressividade de diferentes formas.
Por meio da realização de atividades artísticas, a criança desenvolve sentimentos como a autoestima e desenvolve habilidades específicas de cada tipo de arte.
“É possível apresentar às crianças, toda e qualquer expressão artística: artes cênicas, visuais, a linguagem do circo, expressão corporal, dança, brincadeiras de roda e a tradição da cultura popular. Toda e qualquer manifestação artística, traduz o desenvolvimento integral do ser humano, na sua mais pura inocência, desde um brincar de roda até a representação do movimento de um animal, por exemplo”, explica Tamara Stuchi, musicista e gestora cultural, também consultora do grupo de formação do Centenário da Semana de Arte Moderna.
Conheça algumas manifestações artísticas e benefícios:
Música
A música tem feito parte do currículo pedagógico da educação infantil pela importância que representa no desenvolvimento da criança. É utilizada em áreas como a intelectual, auditiva, sensorial, da fala e a motora.
A linguagem musical é universal e as crianças que vivem em contato com a música obtêm vários benefícios, como: conviver melhor com outras crianças, aprender a relaxar e estimular a sua capacidade auditiva.
Além disso, a música favorece a aprendizagem através das canções infantis, nas quais as rimas e as repetições são contínuas e acompanhadas de gestos ao cantar. De uma maneira divertida, as crianças enriquecem seu vocabulário e entendem melhor o significado das palavras.
Literatura
A leitura infantil é uma das atividades mais enriquecedoras do mundo. Desenvolve habilidades cognitivas, como a memória, a linguagem e a imaginação.
Os livros permitem que as crianças descubram um mundo de sonhos e diversão. A leitura precoce e focada de maneira lúdica faz com que as crianças a compreendam como uma forma de entretenimento. Assim, será muito mais fácil para elas incorporarem os livros em seu repertório de brincadeiras e atividades no tempo livre.
O desenho e a pintura
O desenho e a pintura são atividades artísticas que facilitam e permitem que a criança melhore em muitas áreas. Entre outras coisas, ajudam a desenvolver a psicomotricidade fina, a criatividade e aumentam a autoconfiança.
Além disso, essas disciplinas são um excelente meio para que a criança expresse seus sentimentos, emoções e sensações. Como se isso não bastasse, contribui significativamente para a formação de sua personalidade e maturidade psicológica. Para promover a criatividade natural, é aconselhável incentivar o desenho livre. Com ele, a criança pode dar rédea solta à sua imaginação e à sua maneira pessoal de se expressar.
Para isso, é recomendável facilitar o acesso a diferentes materiais, como giz de cera, massa de modelar, tintas e aquarelas, e a diferentes suportes de desenho como quadros, murais, papelão e tecido.
Teatro
Outra maneira de introduzir a arte no desenvolvimento infantil é por meio do teatro. Praticar essa disciplina ajuda as crianças a aprender valores como o respeito e a tolerância.
No teatro infantil, as crianças encenam peças nas quais têm que se colocar no lugar de pessoas muito diferentes delas. Assim, podem se identificar com os personagens aprendendo com sua experiência.
O teatro também pode abrir as portas para a imaginação e a criação. Embora esses benefícios possam ser alcançados simplesmente levando a criança a uma peça de teatro, eles serão amplificados se a própria criança atuar.
Expressão corporal
Através do movimento e da linguagem corporal, as crianças melhoram e favorecem seu desenvolvimento físico: o crescimento saudável do corpo, a segurança em seu manuseio, a flexibilidade e o desenvolvimento de habilidades naturais para se mover, correr, pular e girar. Elas também adquirem o equilíbrio, a coordenação e o controle necessário para seu desenvolvimento evolutivo.
Além dessas habilidades físicas, a expressão das crianças através do corpo e do movimento contribui com o desenvolvimento de sua inteligência emocional, assim como aspectos sociais e criativos.
Para saber mais sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna, fique atento ao site www.fadc.org.br .
100 anos da Semana de Arte Moderna: a semana que transformou a cultura brasileira
100 anos da Semana de Arte Moderna: o conceito de arte e suas formas de expressão
Fonte:
Base Nacional Comum Curricular - http://basenacionalcomum.mec.gov.br/