Notícias

Vem aí a Semana de Ação Mundial (SAM) 2017

27/04/2017
Vem aí a Semana de Ação Mundial (SAM) 2017

A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países com o objetivo de envolver a sociedade em ações que promovam pressão política para garantir a defesa dos direitos de educação.

Programe a sua participação: de 4 a 11 de junho.

Pauta 2017

Este ano, a Semana de Ação Mundial no Brasil envolverá dois assuntos prioritários: o Plano Nacional de Educação (PNE) (Lei n° 13.005/2014), sancionado em 2014 e com duração até 2024, contextualizado com o monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Por que estes assuntos são prioritários?

As metas e estratégias estabelecidas para os três primeiros anos (2014 a 2017) de execução do PNE não foram cumpridas. Conheça as metas em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

Em paralelo, a Emenda à Constituição 95 (da PEC 241-55/2016), que foi aprovada de forma acelerada no final de 2016, congela os investimentos em áreas sociais. Ou seja, o investimento de novos recursos na construção de escolas, pré-escolas, creches, para melhorar as universidades públicas, os estabelecimentos de ensino básico ou os salários dos professores está em risco.

Para completar o cenário, em março deste ano, o governo Temer foi contrário à renovação de mandato da ONU, que monitora os impactos das políticas fiscais sobre os direitos humanos. O atual governo argumenta que a medida é contrária às reformas econômicas do governo.

Como participar da Semana de Ação Mundial?

Todos podem participar, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas conselhos e secretarias. A SAM é um momento de pautar a sociedade em relação ao futuro da educação das nossas crianças e adolescentes.

Mobilize!

Visite o site da SAM e baixe os materiais de apoio: http://semanadeacaomundial.org/2017/

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais