Notícias

Fundação Abrinq e Instituto Sorridents garantem sorrisos para mais de 500 crianças e adolescentes

13/06/2022
Fundação Abrinq e Instituto Sorridents garantem sorrisos para mais de 500 crianças e adolescentes

No primeiro trimestre do ano, a Fundação Abrinq, em parceria com o Instituto Sorridents, promoveu o acesso à saúde bucal para 557 crianças e adolescentes que frequentam quatro organizações da sociedade civil, localizadas em São Paulo. São elas: Associação Centro Social Brooklin — Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) João Paulo II; Centro de Promoção Social Bororé; Centro Social Nossa Senhora Do Bom Parto; e Centro Social Parelheiros, unidades São Noberto, Santa Terezinha e Paulinoeva.  

Cada organização recebeu dois profissionais do Instituto Sorridents que realizaram uma palestra sobre prevenção e promoção em saúde bucal, a fim de orientar os envolvidos sobre a importância de ter uma boa higiene bucal, e triagens odontológicas para identificar quais crianças e adolescentes precisam de tratamento. Todas as crianças que passaram pela triagem, na qual era necessária autorização dos responsáveis, receberam um kit de higiene bucal com uma escova infantil, um creme dental e um sabonete. 

“Nós realizamos atividades nas quatro organizações, contemplando a palestra e a pré-avaliação odontológica para poder verificar a condição de saúde bucal de cada criança, procurando por doenças e alterações na saúde gengival, lesões de cáries e indicações de tratamento ortodôntico. Com esse levantamento nós conseguimos ter um encaminhamento mais assertivo para os dentistas voluntários da Fundação Abrinq”, explica a Dra. Ana Carolina Martinez, coordenadora do Instituto Sorridents. 

As crianças do Centro Social Bororé puderam ter uma experiência diferente, isso porque devido ao espaço físico do local, o Instituto conseguiu levar uma unidade móvel de tratamento — van odontológica, na qual contém uma cadeira e se assemelha, na medida do possível, a um consultório. 

“Muitas crianças nunca tiveram a oportunidade de ir ao dentista, então levarmos a unidade móvel no local é muito bacana porque para muitas foi o primeiro contato com a especialidade”, comenta Ana Carolina. 

Fundação Abrinq e Instituto Sorridents garantem sorrisos para mais de 500 crianças e adolescentes
Unidade móvel de tratamento da Rede Sorridents. 

Já Vinicius Sousa, mobilizador de recursos do Centro Social Bororé, conta que muitas crianças tiveram um misto de alegria e medo: “Antes de qualquer coisa, os profissionais orientaram as crianças sobre a saúde bucal, como realizar a higienização e isso foi muito importante porque muitas vezes elas não têm essa orientação. Ao mesmo tempo, os profissionais demonstraram a importância de todos terem a cada dia esse cuidado com a escovação e, por fim, quebraram um pouco essa questão do medo, deixando todas as crianças mais à vontade para fazerem o processo”, comenta. 

Ao ser questionado sobre a relevância da ação, sem pensar duas vezes, Vinicius ressalta a possibilidade de ofertar o acesso à Saúde para os atendidos: “A nossa organização está dentro de um território em que o contexto familiar é composto por 5 a 7 pessoas e, muitas vezes, o cuidado com a saúde bucal e até a saúde no geral fica em último caso. A primeira preocupação das famílias é ter alimentação em suas casas, então esse acesso que a Fundação Abrinq e o Instituto Sorridents trouxeram, muitas vezes, não é encontrado dentro do próprio território nas Unidades Básicas de Saúde. Essa ação é fundamental para as nossas crianças, que carecem muito desse serviço, e ao mesmo tempo fortalece uma orientação que, na maioria das vezes, elas não têm em casa”, ressalta. 

O mobilizador ainda comenta que as crianças ficaram tão animadas com a iniciativa, que passaram a semana seguinte comentando sobre o assunto, quebrando o receio que tinham sobre dentistas e demostrando o quanto se sentiram acolhidas por todos os envolvidos. 

As outras três organizações, apesar de não receberem a unidade móvel, foram contempladas com as mesmas ações: palestra e triagem, porém, com uma cadeira portátil no lugar do automóvel.

“Foi uma ação muito educativa, envolvendo teoria e prática. Eles assistiram um vídeo, tiveram uma atividade prática sobre como fazer a escovação corretamente, a higiene da boca e como prevenir alguns tipos de doenças. Foi um momento de descontração”, relata Flávia da Silva, assistente técnica II do Centro Social Nossa Senhora Do Bom Parto. 

A profissional também falou sobre a importância da ação para as crianças e os adolescentes: “Partindo do princípio que nós trabalhamos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na verdade em várias vulnerabilidades sociais, sabendo que grande parte das famílias não tem recurso para esse tipo de tratamento e pensando também no momento atual que nós vivemos, no qual temos uma saúde pública sucateada, é de extrema importância sabermos que temos parceiros que possam promover esses serviços para essas famílias”, completa Flávia.

Jacqueline Oliveira Belo, assistente pedagógica do Centro Social de Parelheiros, também ressaltou que esse tipo de ação é essencial para as crianças e os adolescentes que não possuem acesso aos serviços de saúde bucal.

“Já faz muito tempo que temos essa parceria com a Fundação Abrinq, na qual os profissionais fazem a triagem e as crianças que precisam realizam o tratamento necessário inteiro. Neste ano, os profissionais foram até as nossas unidades e realizaram uma proposta lúdica, de incentivo à escovação, entregaram os kits e fizeram a triagem para saber quais crianças precisavam de atendimento”, comenta Jacqueline.

Instituto Sorridents: Projeto Sorriso de Criança 

Segundo a Dra. Ana Carolina, o Instituto Sorridents é o braço social do Grupo Salus, que contempla a rede Sorridents, e é o responsável por desenvolver as ações sociais do grupo. 

“Faz parte do DNA da empresa essa questão do trabalho social, de estarmos inseridos nas comunidades onde temos a marca Sorridents. Nós estamos presentes no Brasil inteiro e buscamos estar presente também nas comunidades, estimulando os nossos franqueados a realizarem esse trabalho local”, afirma. 

No caso da iniciativa realizada em conjunto com a Fundação Abrinq, o Instituto convidou as unidades mais próximas de cada organização para participarem das ações e, assim, cada uma disponibilizou um profissional para ajudar na palestra e realizar a avaliação odontológica. 

Promover o acesso à saúde bucal sempre foi uma prioridade para o Instituto Sorridents que — apesar de ter nomeado o Projeto como Sorriso de Criança há pouco mais de um ano, realiza ações como esta desde sua existência. 

“O Instituto tem 12 anos e sempre atuou dessa maneira, na parte de prevenção e promoção da saúde bucal em comunidades com público em situação de vulnerabilidade social”, comenta Ana Carolina.

O projeto, realizado em parceria com outras instituições e escolas públicas, tem como objetivo fazer um levantamento epidemiológico da condição de saúde bucal do público atendido e, a partir daí, promover a conscientização e educação sobre o autocuidado da higiene bucal. 

Atualmente, o Instituto está verificando internamente a possibilidade de ampliar o projeto para, além de proporcionar as ações preventivas, conseguir realizar o tratamento de crianças e adolescentes que precisam. 

“Nós estamos desenvolvendo o projeto para fazermos as adoções da parte curativa, que hoje não temos, mas estamos fazendo esse trabalho para podermos adotar os casos que sabemos que precisam”, finaliza. 

Programa Adotei um Sorriso 

Desde 1997, a Fundação Abrinq desenvolve o Programa Adotei um Sorriso com o objetivo de viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes atendidos pelas organizações da sociedade civil integrantes do programa. 

Para isso, mobiliza dentistas e psicólogos para atenderem voluntariamente uma ou mais crianças e adolescentes em seus consultórios ou realizarem ações preventivas de saúde nos espaços das organizações. 

“Sabemos que muitas vezes a saúde bucal é deixada de lado perante outras preocupações que as famílias possuem diariamente. No entanto, cuidar dela é fundamental para uma boa qualidade de vida e para evitar problemas de saúde futuros. O nosso objetivo com o programa é justamente levar esse acesso que é escasso para muitas crianças e muitos adolescentes. Para isso, contar com o apoio de profissionais voluntários e instituições como o Instituto Sorridents é de suma importância para conseguirmos beneficiar cada vez mais crianças e adolescentes que precisam”, esclarece Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.  

Saiba mais sobre o programa aqui

É dentista e gostaria de ajudar a promover o acesso à saúde bucal para quem mais precisa? Faça o seu cadastro aqui e seja um Voluntário Amigo da Criança. 
 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais